Hemoam instala Unidade de Fracionamento em Itacoatiara

Foto: Divulgação/Hemoam

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), inaugurou neste fim de semana, no município de Itacoatiara, uma Unidade de Fracionamento de sangue para produção de hemocomponentes. A sala que funciona no Posto de Coleta e Transfusão do município irá produzir quatro tipos de componentes do sangue: concentrado de hemácias; concentrado de plaquetas; plasma fresco congelado e crioprecipitado.

Além de Itacoatiara, o material produzido vai para unidades hospitalares de municípios vizinhos, atendendo a população de Urucurituba, Urucará, Itapiranga, Rio Preto da Eva e as comunidades de Nossa Senhora do Perpetuo e Itapeaçu.

A Chefe do Departamento da Unidade Hemoterapica (DUH), Elba Clay Couto, destaca que com a inauguração da Unidade de Fracionamento, Itacoatiara passará a dispor também de profissionais especializados. A médica hematologista pediatra Ana Kedma Pacheco será a responsável pelo Banco de Sangue.

A sala de fracionamento também ganhou equipamentos novos e modernos, dentre os quais dois monitores de coleta de sangue, duas cadeiras coletora de sangue, um homogenizador de bolsa de sangue, uma cabine de fluxo laminar vertical, uma seladora de tubos PVC de bancada para bolsa de sangue e 1 agitador de plaqueta.