Hemoam convoca doadores voluntários

Com o estoque critico de sangue, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos para comparecerem a instituição com urgência.

A baixa no estoque se deve ao período de comemorações natalinas mais o período chuvoso. “Esse é um problema que todos os hemocentros do país enfrentam nessa época do ano em função das festividades natalinas. Aqui no amazonas além das comemorações, o período chuvoso também afasta os doadores do hemocentro”, informou a chefe do Departamento do Ciclo do Sangue do Hemoam, Socorro Viga.

A convocação segundo ela é em especial aos doadores de RH negativos, os tipos considerados mais raros e que está há mais de uma semana em níveis críticos no estoque do Hemoam. No dia 24 de dezembro, o hemocentro funcionou até meio dia na expectativa de evitar ainda mais a queda do estoque, mesmo assim, o comparecimento de doadores foi bastante tímido.

Como fazer?

Para doar sangue é necessário estar com boa saúde e bem alimentado, com idade entre 18 e 69 anos e peso a partir de 50 quilos e munido de documento de identidade com foto. A coleta dura entre cinco e dez minutos e todo o processo, desde a entrada até a saída da unidade, é de apenas uma hora.

O horário de funcionamento do Hemoam é de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, zona centro-sul. Já na Maternidade Ana Braga, na alameda Cosme Ferreira (em frente ao Shopping São José).