Governo japonês emite alertas de tsunami após série de fortes terremotos

Epicentro dos tremores ocorreu na península de Noto, na costa oeste japonesa.

O Japão emitiu aletas de tsunami e orientou as pessoas que deixem áreas próximas ao mar após uma série de fortes terremotos em sua costa oeste nesta segunda-feira (1º). A Agência Meteorológica do Japão reportou tremores na costa de Ishikawa e em zonas próximas, na costa oeste do país, às 16h10min (hora local, 4h10min no Brasil). Um dos tremores teve magnitude de 7,6.

Em razão dos terremotos, as autoridades emitiram alerta de risco de um “grande tsunami” para Ishikawa, e alertas de tsunamis menores para o restante da costa oeste da principal ilha do país, Honshu. A emissora pública japonesa NHK afirmou que as ondas poderiam chegar a cinco metros, reforçando que as pessoas deveriam se abrigar em partes mais altas das cidades na região de risco. Os alertas continuaram a ser veiculados mais de duas horas após o alerta inicial.

Porta-voz do governo federal do Japão, Yoshimasa Hayashi disse a repórteres que usinas nucleares na área não tinham sofrido qualquer irregularidade. Hayashi ainda enfatizou a importância de que as pessoas se abriguem para evitar eventuais problemas com o tsunami.

Os terremotos também causaram danos estruturais, mas um número de eventuais vítimas ainda não foi informado. Imagens da imprensa japonesa mostraram uma fumaça avermelhada em uma área na cidade de Wajima, em Ishikawa, e casas danificadas em outra região. Trens rápidos foram paralisados na área e partes de uma rodovia foram fechadas, segundo a NHK.

A agência meteorológica japonesa disse ainda em entrevista coletiva que mais tremores fortes poderiam atingir a região na próxima semana, sobretudo nos próximos dois a três dias.