Garis da Alegria e agentes de conscientização vão à Feira Coberta Val do Porto

(Foto; D’Castro/Semulsp)

Com intuito de melhorar a conservação das feiras populares da cidade, a Prefeitura de Manaus intensifica a limpeza e o trabalho de conscientização nesses locais. Nesta quarta-feira, 23/5, o grupo Garis da Alegria e 15 agentes de conscientização da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) passaram pela feira coberta Val do Porto, localizada na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul, falando sobre a importância de jogar o lixo no local correto e manter a limpeza do local.

“Essa feira é muito limpa. Sempre foi. Nós nos unimos para manter a limpeza e a organização desse local para receber bem as pessoas que nos visitam, mas é sempre bom receber esse incentivo em forma de música e brincadeiras”, afirma Rutelma Costa, que possui um boxe de produtos variados.

Para o vendedor de açaí, Davi Neder, a presença do núcleo de conscientização da Prefeitura é importante também para os clientes. “As pessoas que compram aqui sabem que é um local limpo, mas essa ação serve para que os visitantes também estejam conscientes em manter nossa limpeza. Nós nos esforçamos para deixar esse local agradável, pois aqui trabalhamos com alimentos frescos e de boa qualidade”, garante.

A feira possui um local próprio para descarte dos resíduos, mas sofre com o mau hábito dos moradores e comerciantes da Rua Pico das Águas, que utilizam a caixa de descarte dos feirantes. “As pessoas não providenciam suas lixeiras e, para piorar, não acondicionam bem o seu lixo, causando sujeira em nosso espaço. Eles precisam se conscientizar e ajudar a manter nossa região limpa”, aponta a feirante Antônia Emiliana.

A participação dos Garis da Alegria e dos grupos de conscientização da Semulsp é bem recebida pelos comerciantes e clientes das feiras. “Os garis palhaços vêm a esse local há anos. A presença deles é sempre legal e nos divertimos muito”, diz dona Antônia.

Para Priscila Pontes, coordenadora do grupo de conscientização, resultados positivos têm se espalhado pela cidade. “Nós vamos às feiras da cidade, bairros, escolas, empresas, áreas comercias e já vemos a diferença de comportamento da população. Ainda falta muito, mas, já colhemos frutos de um trabalho forte e perseverante”, comemorou.

“O trabalho dos Garis da Alegria e das equipes de sensibilização é importante, pois atrai atenção popular para o problema, mas de forma leve. São sempre muito bem recebidos e isso ajuda a fixar a mensagem. Esse trabalho é muito valorizado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que deseja aproximar sempre as políticas públicas da população”, explicou o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Farias.

Entre as feiras visitadas frequentemente por essa ação, estão ainda a Feira do São Francisco, mercado Adolpho Lisboa (zona Centro-Sul), Panair (zona Centro-Sul), Feira da Banana (zona Centro-Sul), Compensa (zona Oeste), Glória (zona Oeste), Santo Antônio (zona Oeste), Japiinlandia (zona Centro-Sul) e Feira da Sepror (zona Norte).