Fim de semana tem oficinas gratuitas de escrita e realidade aumentada

Programação do Universo Geek Museu 4 inclui shows de rock, exposição de dioramas, colecionáveis e plastimodelismo | Foto: Divulgação

O museu de grandes novidades é aqui: o Universo Geek Museu chega a sua quarta edição inovando mais uma vez. Neste fim de semana (28 e 29), o evento terá uma grade de programação de oficinas e palestras gratuitas e diversificadas, a partir das 13h, no Palacete Provincial – localizado na Praça da Polícia (Praça Heliodoro Balbi, Centro).

Segundo a curadora do UGM4, Yara Laiz Souza, o evento continua a tradição de levar conhecimento mais acessível ao público, de maneira lúdica. “A educação é a única maneira de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a temática nerd perpassa por diversas disciplinas. Além disso, há muito mercado de trabalho interligado ao segmento geek”, assinalou.

Na programação, haverá palestra sobre Mercado de trabalho Gamer, oficina de escrita criativa para quem quer ser escritor e apresentação do Sistema Solar em realidade aumenta, por exemplo.

O evento é corealizado pelo 1 Minuto Nerd, grupo que tem como missão espalhar a cultura pop com bastante bom humor e uma pegada de educação em formato de vídeo e entrevistas nas redes sociais. Chefiado por Juçara Menezes, Yara Laiz Souza e Felipe Bonfim também assinam o primeiro Instagram do Brasil com resenhas completas de 60 segundos.

Confira a programação completa:

Dia 28/09

13h: Swordplay: uma prática esportiva e inclusiva – Palestrantes: Rafael Lima e Wendell Souza – Swordplay Manaus

14h: Explorando Ciências no universo de Animes – Palestrante: Daniel Souza – Universo Biologia

15h: Será a vida em quadrinhos? – Palestrante: Leon Sarmento – Ilustrama

16h: Exposição de material reciclado e palestra – Palestrante: Renê Alves – Recilanerd

17h às 19h: Oficina de Escrita de Ficção Científica – Responsável: Carol Peace – Escritora

Dia 29

13h: Cinema e Efeitos visuais – Palestrante: Wanderson Bellini – Gracom

14h: O que esperar de Star Wars: The Mandalorian? – Palestrante: Domingos Coelho – Conselho Jedi Amazonas

15h: Mercado de Jogos Nacional e Internacional – Palestrante: Herilton Junior – Diceros Education

16h: Reciclar com arte – Palestrante: Igor Jordão e Aderson Jordão – Empire Dioramas

17h: I bate papo Manaus Nerd – Palestrante: Equipe Manaus Nerd

18h: Oficina Sistema Solar em Realidade Aumentada – Responsável: Clube de Astronomia da UFAM (Caufam).

Exposições – Um destaque do evento é a exposição da Empire Dioramas, que levará aos visitantes do Palacete diversas réplicas de cenas clássicas do cinema. De Star Wars a Terminator, as ‘maquetes’ retratam fielmente um frame de filme e são todas construídas em material reciclado.

Ainda na pegada sustentável, o ReciclaNerd estará expondo capacetes de personagens como Thor, Boba Fett e Stormtropers, além da coroa da Mulher Maravilha.

Rock – Os amantes da cultura Pop ainda terão shows de rock: a programação no Palco será diversificada: do rock autoral à nostalgia dos anos 90, haverá o desfile de Cosplay e apresentações de grupo de K-POP.

“A quarta edição do UGM valoriza o autoral: a banda Frontside lançará seu primeiro EP e teremos Manauaras em Extinção, tudo de forma gratuita. Mantemos a tradição de englobar todo o universo nerd e ainda sim inovar”, explicou o organizador-geral do evento, Guilherme Lestat.

Games – Os amantes de jogos terão diversas opções nos dois dias de evento. RPG, card e boardgames estão na programação: Yu-gi-oh!, campeonato de Injustice – acontece das 13h às 20h; e Naturo Storm 4 (XBOX One) terá inscrições abertas na loja Fan to Fan, ao preço simbólico de R$ 5. No PS2, os fãs de anime também terão Naruto para jogar.

O UGM4 faz parte da Primavera dos Museus, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura. A SEC corealiza o evento por meio do diretor do Palacete Provincial, o artista Turenko Beça.

Serviço
O que: Universo Geek Museu 4
Quando: dias 28 e 29 de setembro, das 10h às 20h
Onde: Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), Centro de Manaus
Quanto: Entrada franca
Realização: Casa Geek 42, 1 Minuto Nerd, Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com apoio do Ciência em Pauta