FCecon lança “Movimento Estadual Março Lilás” de combate ao câncer de colo uterino

Foto: Bruno Zanardo/Secom

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), lançou a primeira edição do “Movimento Estadual Março Lilás” de prevenção ao câncer de colo uterino. O objetivo do movimento é alertar a população feminina sobre os cuidados com este tipo de câncer, que é o mais incidente entre as mulheres no Amazonas.

A abertura do evento contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado de Saúde, Carlos Almeida Filho; da primeira dama do Estado, Taiana Lima; do secretário Municipal de Saúde, Marcelo Magaldi; do defensor público-geral em exercício, Antônio Cavalcante; do diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão; da médica ginecologista da FCecon, Mônica Bandeira; da coordenadora Estadual da Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz; da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas, Tammy Cavalcante e da presidente do Centro de Integração Amigas da Mama (CIAM), Joana Masulo. Após a solenidade de abertura, a fachada da FCecon foi iluminada na cor lilás.

O movimento foi criado, em nível estadual, a partir do Projeto de Lei (PL) n◦ 068/2018, pelo então Deputado Estadual e hoje secretário estadual de Educação, Luiz Castro, no ano de 2018. E resultando na Lei n◦ 4.768/2019, decretada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e sancionada pelo Governador Wilson Lima, em 11 de janeiro de 2019. Durante o mês de março serão realizadas programações voltadas para promover a importância da realização anual do preventivo (Papanicolau), a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) e o uso de camisinha durante as relações sexuais.

O vice-governador e secretário de Estado de Saúde, Carlos Almeida, ressaltou a importância do evento e o empenho do governo em melhorar a saúde do Amazonas. “Temos dentro da Susam, sob a orientação do nosso governador Wilson Lima, realizado todos os esforços possíveis e impossíveis para aumentar a atenção à saúde da população. Nosso desejo é mudar os números de incidência do câncer de colo uterino e estamos todos abraçados e irmanados para tornar isso uma realidade. Nós da Susam, e do governo, estamos dando todo o apoio logístico, técnico e financeiro para as demandas da saúde oncológica, para juntos realizarmos o objetivo de fornecer a população uma saúde melhor”.

Para o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, o ‘Movimento Estadual Março Lilás’ é um momento ímpar para lançar um olhar no combate à doença, que é altamente prevenível. “Todavia é uma neoplasia que causa tormento às mulheres amazonenses. O movimento será um grito de alerta para toda a sociedade civil e essa causa, com o apoio dos secretários de saúde do estado e do município, representa uma grande mobilização para o combate ao câncer. Esperamos que até o final da gestão do novo governo possamos nos deparar com uma nova realidade e mudanças nas taxas de mortalidade do câncer de colo uterino”, declarou.

Conforme a coordenadora Estadual da Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz, além da fachada da FCecon, outros monumentos da capital e interior, hospitais e unidades básicas de saúde (UBSs) também receberão a cor lilás em seus prédios. A enfermeira disse que o objetivo do movimento é intensificar as ações de prevenção e diagnóstico precoce de câncer de colo uterino, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) dos 62 municípios do Amazonas.

“Antes as ações de prevenção eram realizadas conjuntamente com ‘Movimento Mundial Outubro Rosa’ – voltado ao combate do câncer de mama. Agora, pela primeira vez, teremos um mês dedicado à luta contra o câncer de colo uterino, com orientações sobre referência, contra referência e o tratamento adequado”, frisou Marília Muniz.