Extensionistas rurais do Idam participam de intercâmbio sobre agroecologia

IRANDUBA, AM — Nesta quarta-feira (13/03), 11 extensionistas rurais atuantes nas Unidades Locais (UnLocs) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) da Região Metropolitana de Manaus estiveram em Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), onde participaram de um intercâmbio técnico de base agroecológica.

Promovida pelo instituto, por meio da Gerência de Apoio à Agroecologia e Produção Orgânica (Geapo), no âmbito do Projeto Prioritário (PP) de Agroecologia e Produção Orgânica, a atividade aconteceu sítio ‘O Amor de Deus’, localizado no ramal do Laguinho, comunidade Nova Geração de Cristo. A propriedade é referência na criação de galinhas de forma orgânica, além de ser a primeira, e até o momento única, Unidade Agroecológica de Pesquisa Participativa (UAPP) do Sistema de Produção Integrada para Transição Agroecológica (SisPITA).

Durante o intercâmbio, os participantes tiveram acesso a informações sobre o sistema de criação de galinhas caipiras com fornecimento de alimentação alternativa, produção de composto orgânico dentro da propriedade, produção de húmus por meio da criação de minhocas e, também, sobre a produção de mudas voltadas ao abastecimento da propriedade no componente agrofloresta e mandala de hortaliças.

O intercâmbio de conhecimento também proporcionou aos participantes a troca de conhecimentos sobre meliponicultura, uma vez que no sítio também há um meliponário. Durante essa atividade, foi abordada temática de criação de abelhas indígenas sem ferrão, com a finalidade do serviço de polinização da produção agrícola e produção de mel.

Na avaliação do gerente da Geapo, Mario Ono, o intercâmbio atingiu o objetivo proposto, que é promover o alinhamento entre o meio ambiente e a utilização dos recursos naturais em ecossistema de terra firme. Na ocasião, ele pontuou, ainda, a participação do Idam na UAPP do SisPITA.

“Esta unidade agroecológica de pesquisa participativa é pioneira no estado, onde foram implantados seis componentes produtivos — galinha no sistema caipira, composto orgânico, criação de minhocas, criação de abelhas nativas, viveiro de mudas e sistema agroflorestal — e três componentes socioambientais — energia solar, conectividade e acesso a água — que, certamente, têm grande relevância e servem de referência para o fortalecimentos das atividades agroecológicas em território amazonense”, pontuou o gerente.

Apoio

Uma iniciativa do Idam, a UAPP do SisPITA conta o apoio da Logam Transportes, Amazonmel, Centro de Produção Orgânica do Amazonas (Cenpoam), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Ufam ‘Viveiro Florestal’, Prefeitura de Iranduba, Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam/Amazonas).