Exame pode detectar vírus do Sarampo e confirmar ou não a doença

Suspeitas crescentes no Norte, onde mais de 230 casos estão sob investigação, preocupam outras regiões

A região Norte do país tem uma nova preocupação: uma possível epidemia de Sarampo que assusta a população das cidades da região, especialmente as que fazem fronteira com a Venezuela, país em que houve um surto do vírus no segundo semestre de 2017. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, Semsa, 16 pacientes na cidade já tiveram a confirmação de sarampo, enquanto mais de 230 casos continuam em análise.

Mas não há motivo para pânico. O Brasil conta com diagnóstico laboratorial que pode ser realizado por meio da sorologia para detecção de anticorpos IgM – que indicam a presença do vírus, e IgG específicos – que permanecem mesmo após a fase aguda, identificando assim os casos ou não de sarampo na população. “Com o exame, os anticorpos específicos do Sarampo podem ser detectados no sangue, na fase aguda da doença, desde os primeiros dias até 4 semanas após o aparecimento da manchas no corpo”, explica Gustavo Janaudis, CEO da EUROIMMUN, empresa de diagnósticos alemã.

Atualmente, a técnica ELISA, com a qual é realizada os exames da EUROIMMUN, é a mais utilizada para detecção de anticorpos e considerada a mais sensível e específica do que o teste de imunofluorescência indireta, outro método de diagnóstico.

Além do Norte, as regiões centro-oeste e sudeste também estão em alerta pela possível migração da população do Amazonas e de Venezuelanos que estão vindo a outros estados, como São Paulo.

Livre de Sarampo

Em 2016, o continente americano foi o primeiro do mundo a receber o certificado da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) de que estava livre do sarampo. No entanto, desde os primeiros indícios em Roraima e Manaus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o Brasil é o segundo país com possibilidade de infecção devido ao fluxo de imigrantes venezuelanos.

Ainda de acordo com a OMS e OPAS, a melhor forma de prevenção do Sarampo se dá através da vacinação, de modo a manter uma cobertura homogênea de 95% com a primeira e a segunda dose da vacina contra sarampo, caxumba e rubéola em todos os municípios. Em Manaus, uma primeira vacinação foi aberta para crianças de seis meses a 5 anos
na última semana.

O sarampo é uma virose aguda provocada por um vírus, transmissível e extremamente contagioso, caracterizado por febre, marcas, coceira na pele, e sintomas respiratórios. Apesar de muito comum na infância, pode acometer indivíduos adultos.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O vírus pode ser transmitido de quatro a seis dias antes das marcas aparecerem no corpo e continuam se espalhando até quatro dias após o surgimento dos sinais na pele.