Ex-presidente da Câmara e médico Paulo Nasser morre aos 71 anos

Paulo Nasser morreu em consequência de problemas renais - Foto: Divulgação/CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio do presidente Wilker Barreto (PHS), manifesta comoção e pesar pelo falecimento do ex-vereador e médico urologista Paulo Nasser aos 71 anos. Nasser deu entrada na madrugada desta quinta-feira (22), no Prontocord Hospital do Coração e faleceu na manhã desta sexta às 11h. O velório será realizado a partir das 14h, na funerária Almir Neves, na rua Monsenhor Coutinho, Centro.

Paulo Nasser entrou na política em 2000, quando foi eleito vereador pelo PSC para a Legislatura de 2001/2004. Nesse período, teve a oportunidade de assumir a presidência da Comissão Especial do Plano Diretor da Cidade de Manaus, um marco importante para o futuro da cidade. Foi ainda Primeiro Vice-Presidente da Câmara Municipal e, em 2004, tornou-se Presidente, substituindo o vereador Luiz Alberto Carijó, que, no dia 27 de março daquele ano, fora eleito, de forma indireta, Prefeito de Manaus.

Reeleito vereador em 2004, assumiu a Segunda Vice-Presidência no ano seguinte, na 14ª Legislatura. Em 2008, foi reeleito, assumindo na 15ª Legislatura a Primeira Vice-Presidência, a Secretaria-Geral e, novamente, a Presidência da Comissão Especial do Plano Diretor da Cidade de Manaus.

Em 2012, candidatou-se a vice-prefeito da cidade de Manaus. Durante o período como vereador, Paulo Nasser usou seus mandatos em defesa da melhoria da qualidade de vida do ser humano, especificamente na área da saúde, do emprego e do esporte. Esteve ainda atento ao desempenho das atividades produtivas, que permitem as condições de sustentação e de sobrevivência da pessoa humana.

Em agosto de 2013, foi homenageado pela Câmara Municipal de Manaus com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus pelos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense durante seus mandatos.

No ano de 2015, recebeu o título de Cidadão do Amazonas pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em sessão especial, honraria concedida a pessoas que não são naturais do Amazonas, mas que prestaram relevantes serviços ao Estado.

Paulo Nasser nasceu em Porto Velho, Rondônia, em 21 de outubro de 1946, filho de Miguel Nasser e Josefina Mourão Nasser. Casado com a Sra. Maria Carmem Drummond de Castro Nasser e pai de Paulo Henrique e Ana Paula. Iniciou os estudos no Grupo Escolar Saldanha Marinho, cursou ginasial e científico no Colégio Dom Bosco e Colégio Estadual do Amazonas. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas, em 1974. Concluiu a residência médica no Hospital Central do Instituto dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro – IASERJ, em 1976. Em 1985 obteve Título de Especialista, expedido pela Sociedade Brasileira de Urologia – SBU.