Evo Morales decide convocar novas eleições na Bolívia

Decisão foi tomada após auditoria da OEA apontar irregularidades no resultado do pleito, que teve a vitória de Evo ─ Foto: Reuters

Pressionado por protestos, o presidente Evo Morales disse neste domingo (10) que decidiu convocar novas eleições na Bolívia. O anúncio foi feito depois de a Organização dos Estados Americanos (OEA) ter afirmado que houve irregularidades no pleito realizado no dia 20 de outubro.

Na ocasião, Evo foi eleito em primeiro turno, recomendou que uma nova votação seja feita. A OEA publicou um relatório preliminar sobre o pleito, vencido por Morales – ele teve 47,07% dos votos, e Carlos Mesa, o segundo colocado, 36,51%. Como é uma diferença de mais de 10 pontos percentuais, o atual presidente foi reeleito em primeiro turno.

Em seu comunicado, a OEA diz: “A equipe de auditores não pôde validar o resultado da presente eleição, e recomenda um outro processo eleitoral. Qualquer futuro processo deverá contar com novas autoridades eleitorais para poder levar a cabo eleições confiáveis”. Evo decidiu, ainda, renovar os membros do Tribunal Superior Eleitoral.

No dia 30 de outubro, 10 dias após as eleições e nove dias de protestos em todo o país, com dois mortos e cerca de 160 feridos, o governo da Bolívia e a OEA fecharam um acordo para a realização da auditoria da votação.

A oposição, liderada pelo candidato Carlos Mesa, principal opositor de Evo Morales nas eleições, disse não reconhecer a medida, e afirma que os termos foram definidos unilateralmente, sem a presença de representantes da oposição e da sociedade civil.

“A auditoria acordada entre a OEA e o candidato do MAS não consultou o país nem nossas condições, principalmente as de ignorar os resultados dos cálculos feitos pelo TSE [Tribunal Supremo Eleitoral] e a participação necessária de representantes da sociedade civil no processo. Não aceitamos a auditoria nos termos atuais, acordados unilateralmente”, diz o comunicado do partido Comunidade Cristã, divulgado na ocasião.

Por METRÓPOLES