Estado amplia oferta de ensino de inglês com o projeto Jovem Bilíngue

Com o projeto, mil estudantes do ensino médio terão aula durante três anos no contraturno escolar.

MANAUS, AM — O Governo do Amazonas deu início às aulas do Jovem Bilíngue, projeto que oferece ensino de língua inglesa para mil alunos da 1ª série do Ensino Médio Regular da rede pública estadual. A iniciativa visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho e o ingresso em universidades.

O projeto oferece bolsas de estudo em instituições particulares para o curso de inglês, com duração de três anos. As aulas serão ministradas às segundas-feiras, no contraturno escolar.

“Essa é uma oportunidade única para esses alunos e a gente segue trabalhando para ampliar ainda mais a oferta. Assim, contribuímos para pavimentar um futuro promissor para esses estudantes”, destacou o governador Wilson Lima.

Ampliação do ensino de idiomas

Em 2024, a oferta de um segundo idioma para os estudantes do Estado cresceu 34%, totalizando mais de 7 mil contemplados. Além do Jovem Bilíngue, a rede estadual oferece um segundo idioma em 10 escolas de tempo integral, beneficiando 6,4 mil estudantes.

“Sabemos que só através da educação podemos transformar vidas e poder ver nos olhos desses alunos, o brilho, a alegria e a vontade de poder cursar uma segunda língua, é muito gratificante”, disse a secretária de Educação, Arlete Mendonça.