Escola municipal Sérgio Pessoa é premiada pela Fundação Nestlé Brasil

Foto: Cleomir Santos/Semed

A escola municipal Sérgio Alfredo Pessoa, localizada no bairro Presidente Vargas, zona Centro-Sul, recebeu mais um prêmio nacional, desta vez da Fundação Nestlé Brasil, por meio do programa Crianças mais Saudáveis. Um reconhecimento pelo projeto “Educação alimentar, hidratação e atividade física é igual a benefícios para aprendizagem”, implantado pela Prefeitura de Manaus, e desenvolvido pela unidade de ensino. Pela conquista, a escola recebeu o valor de R$ 35 mil para investir em práticas saudáveis, não só de alimentação, mas de hábitos alimentares.

Nesta quinta-feira, 14/11, os representantes da Fundação Nestlé, juntamente com a subsecretária de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Euzeni Araújo, visitaram as instalações da unidade.

Algumas das benfeitorias realizadas pela unidade de ensino foram a revitalização e ampliação da horta escolar, a criação de um jardim sensorial, um espaço de descanso e meditação, além da construção de uma cozinha experimental, onde as crianças fazem a comida nutritiva, com utilização de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs).

O objetivo do projeto é motivar mudanças de hábitos alimentares, reduzir o risco de doenças e melhorar o desempenho dos alunos nas atividades escolares, por meio do preparo dos alimentos e aulas de karatê. Além disso, o projeto prevê ações que serão trabalhadas de forma transdisciplinar, como o resgate de brincadeiras tradicionais, estudo dos alimentos, manipulação de horta e jardim sensorial com plantas medicinais e ainda a doação de mudas e orientações para a comunidade do entorno.

De acordo com a subsecretária Euzeni Araújo, a conquista da escola Sérgio Pessoa só foi possível por conta da dedicação da equipe escolar e do engajamento da comunidade em relação às atividades realizadas por professores e alunos.

Foto: Cleomir Santos/Semed

“Essa escola faz a diferença na vida da comunidade, mas não é possível fazer diferença na educação das crianças se a gente não tiver professores qualificados comprometidos com o seu fazer, o que a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto vem realizando, assegurando salários em dia, investindo em capacitação para os professores da rede municipal de ensino, entre outros incentivos”, explicou.

Os resultados do projeto, de acordo com a gestora da unidade, Regeane Benevides, são a redução do desperdício alimentar, de 87% para 43% em dois meses, crianças mais saudáveis e cuidadosas.

“Nós estamos acompanhando os indicadores, controlando o desperdício de alimentos e a questão da horta. Hoje nós temos alunos que comem alimentos que não comiam, porque eles manipulam os alimentos e se interessam agora”, observou.

Premiação

Em seu segundo ano consecutivo, o prêmio Crianças Mais Saudáveis atua para promover a alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas nas escolas públicas, e fazer diferença na vida de estudantes e de suas famílias. Em 2019, a iniciativa da Fundação Nestlé Brasil recebeu 883 inscrições e 446 projetos oriundos de 26 Estados brasileiros, e escola municipal Sérgio Pessoa foi uma das dez iniciativas selecionadas.

O representante da Fundação Nestlé, Fábio Stefanini, disse estar impressionado com a unidade de ensino, que já apresentava uma estrutura muito boa e um grupo bastante dedicado.

“Eu fiquei muito feliz com a escola porque ela já tem uma infraestrutura, direção e coordenação pedagógica com uma visão inovadora, as salas de aula já têm os seus ateliês, um avanço bastante interessante. Fizeram várias melhorias em relação à questão de qualidade de vida dentro da escola. A Fundação Nestlé dá todo apoio, tanto técnico como pedagógico, realizando reuniões semanais, para que eles possam implementar o projeto com sucesso, como foi o caso da escola Sérgio Pessoa”, informou.