Escola bilíngue da SEDUC promove exposição sobre os 110 anos da imigração japonesa no Brasil

© Eduardo Cavalcante/Seduc

A imigração japonesa no Brasil completa, em 2018, 110 anos e para celebrar a data, a Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Djalma da Cunha Batista, escola pública que oferece ensino bilíngue português-japonês, promove na próxima quinta-feira (21) uma exposição para comemorar o momento histórico.

O evento será realizado no auditório da escola, localizada na avenida General Rodrigo Octávio, 600, no bairro Coroado I, Zona Leste de Manaus, a partir das 14h e será marcado pela apresentação da linha do tempo da imigração japonesa no Brasil: “Da chegada do navio Kasato Maru à cultura J-pop”.

De acordo com o gestor da escola, professor Orlando Moura, vários estandes temáticos contando a história da imigração japonesa foram montados na escola e serão apresentados pelos estudantes de forma dinâmica.

“Como a escola é a primeira unidade pública do País a oferecer ensino bilíngue português e japonês, trabalhamos com diversas atividades ao longo do ano e esse marco histórico faz parte dessas atividades programadas”, disse Moura.

Além de representantes da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), o evento contará com a participação de representantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do Consulado Geral do Japão em Manaus.

Escola Bilíngue

Tradicional escola amazonense inaugurada em 1980, a Escola Estadual Djalma Batista foi revitalizada pelo Governo do Amazonas e a partir de 2016 passou a contar com o projeto de ensino bilíngue.

O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da SEDUC, em parceria institucional com o Consulado Geral do Japão em Manaus, a Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nipaku) e a Universidade Federal do Amazonas.

A escola estadual Djalma Batista atende a aproximadamente mil estudantes, oferecendo a modalidade de tempo integral em Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.