Erupção de vulcão na Guatemala deixa 25 mortos

3.100 pessoas das comunidades próximas já foram retiradas de suas casas devido à queda das cinzas © Luis Echeverria/Reuters

Pelo menos 25 pessoas morreram e 20 ficaram feridas na sequência da erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala, no domingo (3), segundo um novo balanço da Proteção Civil.

“O balanço às 21:00 (00:00 em Brasília) é de 25 mortos”, disse o porta-voz da Coordenação de Gestão de Desastres da Guatemala, David de Leon.

Na divulgação anterior, as autoridades relataram seis mortos e 20 feridos.

De acordo com os órgãos responsáveis, 3.100 pessoas das comunidades próximas já foram retiradas das habitações devido à queda das cinzas, que começaram agora a afetar uma área populacional com cerca de 1,7 milhões de pessoas.

A erupção no Vulcão de Fogo, que teve início ontem, é a mais forte dos últimos anos e está provocando espessas colunas de fumaça que sobem até cerca de 10 mil metros de altura e caem depois num raio alargado, chegando à Cidade da Guatemala.

O Presidente do país, Jimmy Morales, anunciou já que vai declarar estado de emergência, sujeito a aprovação do Congresso, e pediu aos cidadãos que estejam atentos aos avisos das autoridades de emergência.

A pista do aeroporto internacional La Aurora, na capital, foi fechada, por motivos de segurança.

“Atualmente, o vulcão continua entrando em erupção e existe um alto potencial para avalanchas de detritos (piroclásticos)”, escreveu a agência de gestão de desatres no Twitter, citando Eddy Sanchez, diretor do Instituto de Sismologia e Vulcanologia (Insivumeh) guatemalteco.

Segundo Sanchez, as correntes de lava atingiram temperaturas de cerca de 700ºC.

O vulcão, de 3.763 metros de altura, situa-se nas regiões de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, a 50 quilômetros a oeste da capital de Guatemala, as zonas mais afetadas. FONTE: Lusa