Equipes da prefeitura atuam durante interdições de vias em obras

Foto: Márcio James/Semcom

Equipes de agentes de trânsito e fiscais do transporte coletivo do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) atuaram nesta sexta-feira, 15/11, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul, e na rotatória do bairro Armando Mendes, a conhecida bola da Samsung, na zona Leste, para orientar a população durante as interdições das vias com obras realizadas pela Prefeitura de Manaus. Nas duas áreas da cidade, a população foi avisada sobre o fechamento das vias e, desde cedo, buscou opções de desvio.

De acordo com o diretor de Controle e Gestão de Trânsito do IMMU, Sandro Moacir, o monitoramento das vias durante as interdições é fundamental para a fluidez do tráfego e para garantir a segurança de pedestres e condutores. “Nossas equipes permaneceram atentas desde as primeiras horas da manhã. A Constantino foi uma interdição temporária, devidamente acompanhada. Na zona Leste, o trabalho será permanente para acompanhar a circulação dos veículos que trafegam nas áreas com obras”, informou.

A Constantino Nery ficou temporariamente interditada no trecho entre as ruas Pará e João Valério, nos dois sentidos, para a remoção de postes e troca da rede de energia elétrica , por consequência do avanço de mais uma etapa da construção do Complexo Viário Ministro Roberto Campos. Condutores e pedestres que utilizam a avenida estavam preparados para o fechamento da avenida. “Eu ouvi no rádio sobre essa interdição. Quando sair da igreja, vou pegar o ônibus na Djalma Batista”, alertou a aposentada Alzira Dantas.

As linhas do transporte coletivo foram desviadas para as avenidas Álvaro Maia, Djalma Batista e Mário Ypiranga Monteiro, sob a coordenação dos fiscais de transportes do IMMU. Os agentes de trânsito coordenaram os desvios dos veículos e orientaram condutores sobre as opções de itinerários. A via foi liberada para o tráfego no final da tarde, com segurança, após o final dos trabalhos.

Rotatório do Armando Mendes

Na rotatória do Armando Mendes, as interdições nas ruas que contornam a Bola foram ampliadas no período da manhã, com o monitoramento de agentes de trânsito. No período de aproximadamente 45 dias, as ruas do entorno serão fechadas de acordo com o andamento da obra de recuperação das vias do Distrito Industrial.

Durante o período de obra, veículos e ônibus que trafegam pela avenida Oitis, sentido rotatória, serão desviados para avenida Itacolomi. No perímetro da avenida Autaz Mirim, sentido Centro/bairro, no trecho entre a avenida Itacolomi e a bola da Samsung, veículos de passeio terão apenas acesso local.

O fluxo de caminhões e carretas segue normal no sentido Centro/bairro na avenida Oitis. Já no sentido bairro/Centro, o fluxo será desviado para a avenida Cosme Ferreira e terá restrição de circulação na avenida Itacolomi. Os veículos que trafegam na Itacolomi terão acesso à avenida Autaz Mirim, onde farão retorno junto ao canteiro central e poderão seguir em direção à rotatória, para acessar o Distrito Industrial ou o centro da cidade.