
MANAUS — Com dados consolidados até às 12h, o segundo turno em Manaus transcorre com pouquíssimas ocorrências, conforme anunciou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João Simões, referendado pelos baixos números de ocorrências de suspeitas de crimes eleitorais nos 468 locais de votação na capital.
Em relação às urnas eletrônicas na cidade, um total de 4.060, incluindo as de seções e as de contingência, apenas 6 equipamentos apresentaram algum problema, sendo 4 urnas que foram apenas reiniciadas (desligadas e ligadas novamente), funcionando normalmente, e outras 2 precisaram ser substituídas. Das 13 zonas eleitorais de Manaus, apenas 0,15% das urnas eletrônicas tiveram alguma intercorrência.
“Graças a Deus e aos esforços de todos, o pleito está transcorrendo com pouquíssimas ocorrências, de forma tranquila, com o eleitor comparecendo para exercer seu direito à cidadania, na paz almejada por todos”, falou Simões, durante a segunda coletiva realizada direto do Centro de Divulgação das Eleições (CDE), direto da sede do Tribunal.
21 mesários e colaboradores
Trabalham neste segundo turno 21 mil mesários e colaboradores, distribuídos em 3.989 seções eleitorais, sendo 51 seções na zona rural. Lembrando que o segundo turno começou às 7h e encerra às 16h. São esperados 1.446.122 eleitores aptos a votar na capital amazonense e que irão eleger prefeito e vice-prefeito para os próximos quatro anos.
No total, são 3.989 seções eleitorais em Manaus, a maioria – 376 delas -, está localizada na 62ª Zona Eleitoral, que abrange os bairros da Redenção, Santa Etelvina, Tarumã, Tarumã-Açú, zona rural, Planalto, Bairro da Paz e Lago Azul. Esta ZE é a que possui o maior número de eleitores em Manaus: 139.936.