Eleição ‘fora de época’ para prefeito divide o município de Caapiranga

Município se divide entre a cor azul da campanha de Francisco Braz (DEM) e a cor laranja a campanha de Antônio Queiroz (PROS). Eleição acontece neste domingo. | Foto: Márcio Silva

A um dia das eleições suplementares de Caapiranga, os fogos de artifício começaram cedo na cidade neste sábado (6). Para quem é acostumado com as águas tranquilas do município, o clima acirrado entre os candidatos a prefeito Antônio Queiroz (Pros) e Francisco Braz (DEM) colocou todos os ânimos à flor da pele.

Eleitores vindos de comunidades rurais próximas a sede do município, de Manacapuru, Anamã e Manaus estranharam a intensidade das campanhas políticas e o envolvimento partidário do povo. Quem ficou na cidade na última semana, viu claramente a divisão entre a cor azul – da campanha de Francisco Braz – e a cor laranja – da campanha de Antônio Queiroz.

O agricultor José Lucio mora em uma das regiões do interior de Caapiranga e disse que não é comum vir com toda a família para votar na sede. Ele comentou que também ficou surpreso com a quantidade de gente chegando no porto da cidade com  as comitivas partidárias.

“Não costumamos fazer isso; é uma coisa nova a gente se envolver. Todos estão juntos por um lado ou outro”, declarou. Produtor rural, ele espera que o próximo prefeito invista mais em implementos agrícolas.

“Espero que ele coloque mais programas de sementes pra gente e ajude quem é da roça. Também precisamos de mais saúde, mais médicos. Sem isso não dá para trabalhar nem estudar, mas com saúde a gente consegue tudo”, afirmou.

Já para um professor desempregado, que preferiu não se identificar, a promessa de vinda de um polo da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) para a cidade é a sua maior esperança.

“Tudo o que o meu candidato fala eu acredito que ele possa fazer. A gente cresceu junto e ele sempre me tratou bem, nunca me desrespeitou. Moro há 31 anos aqui e sei que se o polo da UEA vier para cá vai melhorar muito a educação. Se tiver vaga, vou tentar algo. Ele (o candidato) também prometeu colocar uma máquina pra pôr asfalto na cidade, mesmo que não consiga apoio do Governo”, comentou.

A merendeira de uma das escolas municipais, Graciete Ferreira, também espera mais investimentos na educação. Trabalhando com o ensino básico, ela admitiu que às vezes falta insumos para a merenda escolar e que a formação pedagógica dos alunos pode melhorar em certos pontos.

“Acredito que as crianças e os adolescentes saem preparados das escolas, mas sempre dá para melhorar. Uma educação mais intensa e próxima das famílias, que atenda essas necessidades, é o que queremos”, resumiu.

Falta de energia

De acordo com o posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) em Caapiranga, em caso de uma falha na energia elétrica da cidade – decorrente dos recentes apagões pela sobrecarga na usina termelétrica do município – as eleições não serão prejudicadas devido a bateria de longa duração das urnas eletrônicas.

“Cada bateria tem duração de 8h a 10h, em média, e ainda contamos com baterias reservas para cada urna. Na pior hipótese, em que um dia inteiro de apagão se instale na cidade, temos as urnas funcionando por todo o expediente eleitoral”, explicou a técnica judiciária da 6° zona eleitoral Sabriane Guedes.

Mesmo assim, ela disse que a juíza presidente desse pleito eleitoral garantiu o posicionamento da prestadora de serviços responsáveis de que não haverá o racionamento de energia no dia das eleições.

O plano de emergência pensado é de que ao menos nas escolas e no cartório, seções eleitorais da região, existe a garantia de energia para a votação ocorrer sem problemas.

Lei eleitoral

Segundo calendário instituído pelo TRE-AM com base no regulamento 2 de fevereiro deste ano do tribunal, este sábado é o último dia para a propaganda eleitoral por alto-falantes ou amplificadores de som, o que somente é permitido entre as 8h às 22h.

Também seguindo a regra de até às 22h, hoje será o último dia para a realização de passeatas e caminhadas ou carros de som com a realização de material gráfico de propaganda política.

No domingo (7), está previsto para às 7h serem instaladas as seções eleitorais e às 8h iniciar o período de votação, estendendo-se até às 17h. O resultado está previsto para ser divulgado pela plataforma digital do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h.

Por ACRÍTICA