Duas UBS foram alvo de assaltantes nesta quarta-feira, em Manaus

A UBS João Nogueira, desde que foi reinaugurada, no ano passado, já sofreu três assaltos à mão armada. | Imagem: Reprodução

Duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), da Prefeitura de Manaus, foram alvo de furto e assalto nesta quarta-feira, 27/2. O caso mais grave ocorreu na UBS João Nogueira da Matta, na rua Dr. Daniel, nº 77, no Zumbi dos Palmares, zona Leste. Dois homens anunciaram o assalto no interior da unidade, por volta das 8h. Um deles, portando arma de fogo, ameaçou usuários e servidores que foram rendidos tendo que entregar objetos pessoais e valores. As câmeras internas e externas filmaram a ação criminosa.

Ninguém ficou ferido, mas o atendimento na unidade teve que ser suspenso porque algumas das vítimas apresentaram quadro de hipertensão e nervosismo, sendo levadas a um serviço de pronto atendimento.

A outra ocorrência foi na UBS N50, rua 5, s/nº, no conjunto Boas Novas, na Cidade Nova, zona Norte. Durante a madrugada, os compressores de dois condicionadores de ar foram furtados. Nesta unidade, o prejuízo foi só material e o atendimento não precisou ser suspenso.

Em 2018, foram 79 ocorrências, sendo 19 na zona Leste, 30 na zona Norte, 28 na zona Oeste e 2 na zona Sul. Os registros deste ano ainda estão sendo concluídos.

“Nossas unidades de saúde vêm sendo alvo da ação de bandidos. A UBS João Nogueira, desde que foi reinaugurada, no ano passado, já sofreu três assaltos à mão armada. Vamos buscar apoio junto à Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar para tentar solucionar esse problema”, informou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Nos dois casos, os diretores das unidades foram orientados a registrar a ocorrência nas Delegacias das áreas onde estão situadas.