Doze farmácias clandestinas são interditadas durante fiscalização

Por serem reincidentes, os estabelecimentos foram multados em seis salários mínimos pelo CRF-AM. ─ Foto: CRF-AM/Divulgação

Uma fiscalização conjunta realizada por fiscais do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM) e da Vigilância Sanitária de Manaus interditou doze estabelecimentos farmacêuticos clandestinos em Manaus.

A operação conjunta foi realizada nesta quinta-feira (13) e percorreu locais que já haviam sido autuados pelo CRF-AM e mesmo assim continuavam funcionando sem as devidas adequações sanitárias e técnicas.

Durante a fiscalização, foram feitas apreensões de medicamentos sem registro e outros que estavam fracionados de maneira indevida. Além disso, havia medicamentos suspeitos de terem sido desviados da rede pública, uma vez que eram de uso exclusivo do Sistema Único de Saúde.  Todo o material apreendido foi levado para a sede da Visa Manaus.

Além da interdição, os estabelecimentos, por serem reincidentes, foram multados em seis salários mínimos pelo CRF-AM . Para que possam ser desinterditados, as drogarias devem contratar farmacêuticos e buscar protocolo de regularização perante o Regional.  Depois, devem procurar a Visa Manaus para retomarem as atividades.

*Com informações da assessoria