Divulgada programação semanal da campanha antirrábica animal em Manaus

(Foto: João Viana/Semcom)

Até o próximo sábado, 5/2, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Prefeitura de Manaus, vai atuar em 12 bairros da capital para executar as ações de vacinação antirrábica animal. A campanha iniciou em 9/12, com o objetivo de imunizar cães e gatos contra a raiva, e deve seguir até o fim de fevereiro com ações em todos os 63 bairros da zona urbana de Manaus.

A programação desta segunda-feira, 31/1, iniciou com as equipes de vacinadores percorrendo as ruas dos bairros Japiim, Betânia, Cidade Nova (conjunto Mundo Novo) e Aleixo. O chefe do Núcleo de Controle da Raiva Animal do CCZ, Reinaldo Luiz da Silva Lima, informa que as equipes executam o trabalho de segunda-feira a sábado, das 8h às 13h, e também são instalados postos fixos de acordo com a demanda identificada nas comunidades.

“Para receber a vacina, cães e gatos devem ter mais de três meses de idade e estar bem de saúde. É importante que o tutor garanta a vacina anual dos animais contra a raiva, que é uma zoonose e pode ser transmitida para o ser humano. Além da campanha anual, o CCZ também oferece a vacina na rotina de serviços durante todo o ano”, lembra Reinaldo Lima.

Cronograma

A programação semanal da campanha seguirá na terça-feira, 1º/2, nos bairros Japiim, Betânia, Morro da Liberdade, Flores (comunidade Parque das Nações), Cidade Nova (conjunto Mundo Novo) e Aleixo.

Na quarta-feira, 2, as equipes estarão percorrendo as ruas dos bairros Japiim (Japiinlândia), Raiz, Morro da Liberdade, Adrianópolis, Cidade Nova (conjunto Mundo Novo) e Flores (Parque das Nações).

Na quinta-feira, 3, também serão atendidas comunidades nos bairros Japiim (Japiinlândia), Raiz, Adrianópolis, Cidade Nova (Mundo Novo), iniciando nas comunidades dos bairros Santa Luzia e Educandos.

Na sexta-feira, 4, as equipes vão iniciar os trabalhos nos bairros Petrópolis e Nossa Senhora das Graças, continuando o atendimento nos bairros Flores (condomínio São Judas Tadeu), Santa Luzia e Educandos.

Encerrando a programação da semana, as equipes de vacinadores estarão no sábado, 5, atuando nos bairros Petrópolis, Nossa Senhora das Graças, Flores (São Judas Tadeu), Santa Luzia e Educandos, incluindo um posto fixo no Instituto Gerando Futuro, na rua Macurany, s/nº, no bairro Educandos, funcionando das 8h às 12h.

Atendimento

O CCZ mantém dois postos fixos com a oferta da vacina antirrábica animal durante todo o ano. Um deles fica localizado na própria sede do centro de zoonoses, no bairro Compensa, zona Oeste, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h. O segundo posto fixo funciona na unidade móvel instalada na minivila olímpica do bairro Coroado, zona Leste, de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h.

Para mais informações, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza o Disque Saúde (0800 280 8 280), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A população também pode entrar em contato com o CCZ, somente para mensagens por WhatsApp, nos telefones 98842-8484 e 98842-8359, ou pelo e-mail [email protected].

*Com informações da assessoria