Dinossauro ‘pescoçudo’ mais antigo do mundo é descoberto no RS

Estudo mostra também que é o primeiro esqueleto completo de dinossauro encontrado no Brasil © Cappa/UFSM/Divulgação

Na região central do Rio Grande do Sul, na cidade de Agudo, atualmente vivem 17.102 pessoas. Há 225 milhões de anos, porém, ali viveu o maior dinossauro “pescoçudo” já encontrado no mundo. É o que afirma o estudo publicado recentemente no periódico britânico Biology Letters por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade de São Paulo (USP).

O fóssil do dinossauro, o primeiro completo encontrado no Brasil, tem 3,5 metros de comprimento e tem o pescoço bastante longo, assim como os “famosos” Brachiosaurus e Apatosaurus. Entretanto, o exemplar gaúcho é o mais antigo de que qualquer outro já descoberto desse tipo.

Segundo o pesquisador Rodrigo Temp Müller, um dos autores do estudo, dinossauros que viveram nesse período, chamado de Mesozoico, são raros porque antecedem a época em que esses animais dominaram o planeta. A pesquisa também foi feita por Max Cardoso Langer, da Universidade de São Paulo, e Sérgio Dias da Silva, da UFSM.

Conforme o estudo, os dentes do dinossauro indicam que ele se alimentava de plantas e seu pescoço permitia alcançar a vegetação mais alta.

O dinossauro foi batizado de Macrocollum itaquii. O nome foi escolhido porque Macrollum significa “pescoço longo” e itaquii é uma homenagem a José Jerundino Machado Itaqui, criador do Centro de Apoio a Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa), onde o fóssil foi achado.

(((Veja)))