‘Dia D’ contra a Influenza será neste sábado (30)

Foto: José Nildo/Semsa

Como parte da estratégia para alcançar a meta de vacinar 90% das 455.083 pessoas dos grupos prioritários contra a Influenza, a Prefeitura de Manaus realiza neste sábado, 30/3, o ‘Dia D’ da campanha, reforçando a importância da imunização para grávidas. A preocupação se deve ao alto risco de complicações que a doença pode causar durante a gestação e porque, desde o início da vacinação, esse é o grupo com menor percentual de imunização, 43%. Crianças de seis meses a menores de seis anos e idosos também recebem atenção especial por estarem mais suscetíveis a agravamentos.

“Já vacinamos mais de 291 mil pessoas, o que equivale a 63,98% do público-alvo, o que é muito bom. Por outro lado, grávidas formam o grupo que apresenta o menor percentual de vacinação e no qual as complicações podem ser gravíssimas para a mãe e para o bebê. Por isso faço um apelo para que as grávidas, em qualquer período da gravidez, compareçam aos postos de vacinação neste sábado”, destaca o prefeito Artur Virgílio Neto, que estabeleceu que a meta de vacinação seja atingida em 15 dias na capital.

A abertura do ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra a Influenza (vírus H1N1) será às 9h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Arthur Virgílio Filho, localizada na Travessa 10, nº 3.015, no bairro Amazonino Mendes. Em toda a cidade haverá 200 postos funcionando das 8h às 17h, onde as pessoas dos grupos prioritários poderão receber a imunização. A lista com os endereços dos locais de vacinação está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no link https://semsa.manaus.am.gov.br, basta clicar no banner H1N1.

“Inicialmente estávamos trabalhando com um número maior de locais para essa ação, mas o bom desempenho da campanha nesses seis dias e meio nos levou a decidir pela redução no quantitativo de postos. Nossos técnicos da Sala de Situação fizeram um levantamento das áreas onde a cobertura não foi tão boa e será nesses locais que concentraremos nossos esforços. É claro que a vacina estará disponível em todas as salas e em locais extras, inclusive com postos volantes. Todos dos grupos receberão a vacina e esperamos que até antes do prazo de 15 dias estabelecido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto”, informa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.