Detran-AM inaugura nova sede na Mário Ypiranga

© Ione Moreno

Com um ambiente moderno e humanizado, o novo prédio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), localizado na avenida Mario Ypiranga, bairro Parque 10, zona centro-sul, foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira (07/05), pelo governador do Estado, Amazonino Mendes.

A nova sede tem cerca de quatro mil metros quadrados, abrigando no mesmo espaço todos os setores do órgão e mais os serviços bancários, de despachantes, cartórios e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Segundo o governador Amazonino, a iniciativa de modernizar e humanizar a nova sede se dá em razão das condições insalubres que o antigo prédio do Detran-AM oferecia aos usuários e funcionários públicos.

“O Detran é um órgão muito importante na vida de uma cidade. E a gente estava precisando melhorar essa eficácia, e tinha que passar pelas instalações físicas. O Detran antigo estava horrível, inclusive, de perigo de incêndio. Estava muito grave. De tal sorte que o momento é de muita alegria para nós hoje”, comentou o governador durante a inauguração.

Amazonino Mendes ressaltou ainda que, com o novo prédio, a população terá um serviço mais organizado, moderno e rápido. “Eu acho que é providencial a gente modernizar, oferecer um serviço mais consentâneo, mais civilizado, mais rápido, técnico e célere. E é o que estamos celebrando neste momento, essa evolução positiva, do Detran, e da admiração do doutor Vinicius (Diniz, diretor-presidente do Detran). Estou aqui para dizer para o Vinicius continuar com essa vontade e essa firmeza de prestar um bom serviço à população, digno, sério, honesto, correto, técnico”, destacou o governador.

Reinvindicação – De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz, a mudança de sede atende a uma antiga reivindicação dos servidores do órgão que nos últimos anos vinham trabalhando sem as mínimas condições de infraestrutura, situação que levou a Defesa Civil do Estado a determinar a imediata desocupação do local.

“Hoje, o público vai chegar numa sede decente, sentir uma sede humanizada. Tudo isso é uma determinação do governador do estado do Amazonas”, frisou Vinicius.

Segundo o gestor, após inspeção técnica realizada nos prédios da antiga sede, em 24 de julho de 2013, a Defesa Civil Estadual constatou problemas estruturais nas vigas de suporte dos prédios onde funcionavam as gerências de veículos e habilitação, salas, teto e paredes apresentam infiltração e proliferação de fungos tornando insalubre o ambiente de trabalho, além de problemas relacionados à fiação antiga.

Também foi constado que havia risco iminente de desabamento e de desmoronamento, além de risco de incêndio e choque elétrico, o que colocava em risco a vida de servidores e da população que usa os serviços prestados pelo órgão.

“Isso é um marco do Governo do Estado que fez isso com pouco tempo de governo. Nós tínhamos uma sede de 39 anos, que não era humanizada, as pessoas passando mal com mofo, telhado caindo, parte elétrica pegando fogo”, relembrou Vinicius Diniz.

O aposentado Antônio Torres, 68, elogiou a nova estrutura e pediu que o local seja permanentemente zelado. “Está muito melhor, melhor que o antigo local. Espero que zelem por ele, porque se não zelar, fica igual aos prédios velhos e abandonados”, disse.