Detran-AM flagra 179 motoristas embriagados em Manaus; 13 são presos durante festejos

Ações de educação e fiscalização do órgão alcançaram mais de 7.600 pessoas. ─ Foto: Paulo Bahia

MANAUS – Nas semanas do Natal e Ano Novo de dezembro de 2019, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) flagrou 179 motoristas dirigindo sob efeito de bebida alcoólica. Treze pessoas foram presas pelo crime embriaguez ao volante. Durante todo o mês de dezembro, foram flagrados 300 motoristas embriagados.

As informações foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (1º) pelo diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, que também apresentou os resultados das operações realizadas na noite de fim de ano.

As equipes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), Educação de Trânsito realizaram ações educativas na tarde desta terça-feira (31) nas áreas onde aconteceram as principais festas – Ponta Negra, Educandos e Jorge Teixeira. Nos três pontos, cerca de 1,5 mil pessoas receberam material educativo com orientações sobre cuidados no trânsito.

Durante a noite da virada do ano, foram montadas blitze da Lei Seca para coibir motoristas embriagados. Com um efetivo de aproximadamente 80 agentes do Neot, da Polícia Civil e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), o Detran-AM realizou ações em cinco locais, sendo três pontos fixos e dois itinerantes, atingindo assim todas as zonas de Manaus.

Foram abordados 850 veículos e, dos 843 testes do bafômetro realizados, 56 deram positivo para o consumo de bebida alcoólica. Um homem foi preso por apresentar teor alcoólico maior que 0,33mg/l, sendo encaminhado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Ao todo, foram realizados 358 autos de infração, e foram removidos 74 veículos, sendo 32 carros e 42 motocicletas, ao parqueamento do órgão. Foram ainda recolhidas 45 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 47 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) durante as ações.

No último mês de 2019, por conta das festas de fim de ano, o Detran-AM reforçou as blitze de fiscalização. No período, foram realizadas 26 operações da Lei Seca, que resultaram no flagrante de 300 motoristas dirigindo após ingerir bebida alcoólica; do total, treze foram presos.

Ao todo, 5.847 veículos foram abordados pelos agentes de trânsito, 2.220 autos de infração foram emitidos e 4.360 testes de bafômetro foram realizados. Também foram removidos 450 veículos, e 261 CNHs e 340 CRLVs foram recolhidos.

Entre os meses de janeiro e dezembro de 2019, o Detran realizou 272 operações em Manaus e em oito municípios do estado, em um crescimento de 73% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 157 operações. Nos 12 meses de 2019, o Departamento realizou 28.239 testes de alcoolemia, popularmente conhecido como “bafômetro”, flagrando 2.530 motoristas alcoolizados.