Defesa Civil inicia atividades dos Núcleos Comunitários, na zona Leste

© Divulgação/Defesa Civil

A Prefeitura de Manaus deu início, neste sábado, 4/8, às atividades dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitário (Nupdecs), no bairro Puraquequara, zona Leste. Neste primeiro dia de atividades, técnicos da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus (Sepdec) realizaram palestras sobre prevenção, percepção de riscos e noções de Defesa Civil.

“O objetivo do projeto é esclarecer e orientar sobre o trabalho da Defesa Civil em situações de risco e, assim, realizar um melhor trabalho de prevenção e redução desses riscos junto à comunidade. Por isso, é muito importante a participação de todos os comunitários aqui presentes, até o final do projeto”, explicou o secretario do órgão, Cláudio Belém, durante a abertura do evento.

Participam desta primeira turma aproximadamente 30 pessoas, residentes em áreas do Puraquequara passíveis de alagação na época da cheia.  Além do ciclo de palestras, os moradores  receberão capacitação em primeiros socorros, prevenção de meio ambiente e análise de risco.

Sobre o Nupdec 

As atividades dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitário começaram em 2013, conforme determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, em 40 comunidades da capital amazonense, capacitando moradores voluntários para atuarem como agentes comunitários de Defesa Civil.

O projeto é realizado em parceria com as secretarias municipais de Educação (Semed), de Sustentabilidade e Meio Ambiente (Semmas), de Limpeza Pública (Semulsp), da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Guarda Municipal de Manaus e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).