Defensoria passa a oferecer agendamento de serviço online

O cadastro é realizado em minutos, num único acesso, confirmando data, hora e local do atendimento

A partir da próxima segunda-feira, 11, a população que necessita de assistência jurídica da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) contará com o serviço de agendamento online. O assistido poderá fazer todo o processo de forma rápida e intuitiva no site da instituição, de onde estiver. Basta ter acesso a um smartphone, tablet ou computador com Internet. Diferente de sistemas de outros Estados do Brasil, que levam até 48 horas para confirmar o agendamento, o sistema da DPE-AM é realizado em minutos, num único acesso, com a confirmação de data, hora e local do atendimento.

Inicialmente a novidade funcionará somente para agendamento na área de família que envolve compartilhamento de guarda, divórcio consensual e litigioso, pensão alimentícia, entre outros serviços que correspondem ao maior número de atendimentos da Defensoria. Em 2018, por exemplo, foram 264.672 pessoas assistidas na área, o que representa um aumento de 72,2,%, em comparação com 2017, quando 153.653 pessoas foram atendidas.

As unidades da família funcionam na rua 24 de Maio, Centro, no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) dos bairros Compensa, Alvorada e shopping Via Norte, no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte.

De acordo com o defensor público geral, Rafael Barbosa, a ferramenta foi criada para facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela DPE e reforça o trabalho de agendamento realizado via telefone, por meio do Disk 129. Ele destaca que a Defensoria tem buscado ampliar as formas de acesso aos serviços da instituição e que o agendamento online é uma inovação que contribui para agilizar processos e proporcionar maior comodidade à população.