De luto, rainha Elizabeth II completa 95 anos nesta quarta

(Foto: LEON NEAL / AFP / POOL)

Londres – A rainha Elizabeth da Grã-Bretanha, a monarca mais velha do mundo, completa 95 anos nesta quarta-feira (21), mas a data não contará com celebrações públicas devido ao luto que alteza está enfrentando pela perda do marido, príncipe Philip. A informação foi divulgada pelo Palácio de Buckingham nas redes sociais.

“Hoje é o 95º aniversário da Rainha. A Rainha nasceu às 2h40 em 21 de abril de 1926 em 17 Bruton Street em Mayfair, Londres. Ela foi a primeira filha do Duque e da Duquesa de York, que mais tarde se tornou o Rei George VI e a Rainha Elizabeth. Este ano, Sua Majestade permanece no Castelo de Windsor, durante um período de luto real após a morte do duque de Edimburgo”, diz o comunicado.

Pouco depois, a rainha escreveu uma mensagem destinada aos admiradores. “Recebi, por ocasião do meu 95º aniversário hoje, muitas massagens de votos de boa sorte, que muito aprecio. Embora, como família, estejamos em um período de grande tristeza, tem sido um conforto para todos nós ver e ouvir as homenagens prestadas ao meu marido, tanto no Reino Unido, quanto no Commonwealth e em todo o mundo.”

“Minha família e eu gostaríamos de agradecer por todo o apoio e gentileza demonstrados para nós nos últimos dias. Ficamos profundamente comovidos e continuamos a ser lembrados de que Philip teve um impacto extraordinário em inúmeras pessoas ao longo de sua vida”, completou a rainha.

Elizabeth, que também é a monarca que reina há mais tempo no mundo, estará no castelo para seu aniversário, que tradicionalmente é marcado por comemorações e fotos novas da monarca.

No entanto, este ano, com a realeza marcando duas semanas de luto, não haverá nenhuma salva de armas na Torre de Londres ou no Hyde Park da capital, o que geralmente ocorre no aniversário da rainha.

“Eu estava no funeral no sábado, sua Majestade estava, como sempre, mais preocupada com as outras pessoas do que com ela mesma, e ela estará no dia de seu aniversário”, disse Justin Welby, o arcebispo de Canterbury, à Reuters.

“Ela não diz ‘Eu sou a pessoa mais importante na sala’. Ela faz ‘Eu me importo com as outras pessoas mais do que comigo mesmo’. Ela é uma pessoa extraordinária.”

A rainha também faz aniversário oficial, que costuma ser comemorado com maior pompa no segundo sábado de junho.