Corrida movimenta Ponta Negra com mais de 6 mil pessoas

Corredores no momento da largada da corrida de rua Manaus em Movimento.

MANAUS, AM — A capital amazonense ferveu na manhã do último domingo (7) com a 3ª edição da corrida de rua “Manaus em Movimento – Promovendo Saúde”. Mais de 6 mil pessoas, entre atletas, amantes de corridas e torcedores, prestigiaram o evento realizado pela Prefeitura de Manaus, na Ponta Negra.

Com provas para todas as idades e um circuito com orientações e serviços de saúde, a corrida reforçou a mensagem de que atividade física, saúde e qualidade de vida caminham lado a lado. O prefeito David Almeida, que também participou da prova, destacou a importância da iniciativa para incentivar a prática esportiva entre a população.

“Trabalhar com políticas públicas na transversalidade é fundamental para que possamos oferecer à população acesso a práticas desportivas e exercícios físicos, combatendo o sedentarismo”, ressaltou Almeida.

Celebração do Dia Mundial da Saúde

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, avaliou a corrida como uma grande festa pelo Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril. “É uma linda festa na Ponta Negra, com equipes disputando as provas e mostrando que podemos promover a saúde através da atividade física”, disse.

Vitórias e Emoção

Uhuru Figueira Rocha e Leandro Silva Costa foram os primeiros a cruzar a linha de chegada, nas categorias Feminino e Masculino da prova de 5Km, respectivamente. Na prova dos 10Km, Dionísio Cosme Cardoso e Gezabel Albuquerque da Silva sagraram-se vencedores.

Além dos campeões nas categorias individuais, todos os inscritos que completaram as provas nos tempos máximos receberam medalhas de participação.

Jovens Corredores: Aprendendo a Importância da Saúde

A Manaus em Movimento 2024 também abriu espaço para corredores mirins e juvenis, que desde cedo aprenderam a importância da atividade física para a saúde. Entre eles, Caio Eduardo Costa da Silva e Kiara Pereira, ambos de 6 anos, que participaram da provinha dos 200 metros.

Saúde em Foco

A programação da corrida contou ainda com o circuito Tendas da Saúde, onde os participantes receberam orientações sobre os males do sedentarismo e a importância das atividades físicas para o bem-estar físico e mental. Serviços de saúde como aferição de pressão arterial, glicemia, medição de peso e altura, cálculo do peso ideal, auriculoterapia e distribuição de mudas também foram oferecidos.

Mais que uma Corrida, um Incentivo à Saúde

A corrida de rua “Manaus em Movimento – Promovendo Saúde” integra as comemorações pelo Dia Mundial da Saúde e tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da prática de atividades físicas e esportivas para a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

A iniciativa, que já faz parte do calendário de corridas de rua do município, é um sucesso e a cada ano reúne mais participantes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e ativa.