Copa Norte de Mountain Bike foi realizada neste domingo na Zona Oeste

© MAURO NETO/SEJEL

A Federação de Ciclismo Amazonense (Feciclam) realizou, na manhã deste domingo (27/05), a 3ª Etapa da Copa Norte de Mountain Bike para mais de 70 atletas que se inscreveram. A corrida foi na pista de Motocross da Federação de Motociclismo do Amazonas (Femoam), no bairro Tarumã, zona oeste da capital.

O evento tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

A competição foi dividida em três baterias, conforme a evolução dos atletas dentro da modalidade esportiva. Novatos, por exemplo, ficaram com três voltas, seguidos da elite feminina e máster com quatro, cinco para o sub-30,  e seis para a elite masculina.

Adaptações -O percurso de três quilômetros, que leva em torno de 15 minutos para ser completado, passou por algumas modificações devido à chuva dos últimos dias, que inviabilizou a passagem em alguns pontos, como explicou o presidente da Feciclam, Juliano de Morais.

“Pensando na segurança dos atletas inscritos na prova e na melhor fluidez do circuito, resolvemos, em comum acordo, cortar alguns trechos da prova, como parte do gramado com descida paralela à pista de motocross, as rampas da pista e modificamos um trecho depois do tonel, já próximo da chegada da prova”, disse Morais.

Resistência – Entre subidas, descidas, quedas e manobras, boa parte dos participantes sentiu que a prova não estava fácil, entretanto, a adrenalina de passar por trechos sinuosos e de floresta compensou o desgaste físico visível ao final de cada categoria. Nem a lama e a ausência do sol fizeram os competidores não completarem a linha de chegada.

O atleta Orebe Gomes, integrante da categoria elite e 1º colocado no ranking, disse que a preparação tem sido pesada. Aos 25 anos, o jovem é campeão da Corrida Ciclística Aguinaldo Archer Pinto do ano passado e de outras provas locais.

“Venho me preparando super bem, obtendo bom resultado na competição. Treino de segunda a sexta, em torno de duas horas e, aos finais de semana, mais 4 horas”, disse o ciclista, que compete há dois anos.

Bom preparo – O secretário da Sejel, Manoel Almeida, parabenizou a todos os envolvidos no evento.

“Todas essas descidas e subidas são bem complicadas, mas os atletas mostraram que estão sempre bem preparados e fizeram uma ótima disputa. Todos estão de parabéns por mais esse evento de sucesso de Mountain Bike, uma prova muito bem organizada”, comentou Manoel Almeida.

Classificação – A lista de classificados pode ser consultada na rede social da Feciclan, pelo endereço: https://www.facebook.com/feciclam/