Começaram os Jogos Escolares de Tonantins

Foto: Divulgação

Uma grande festa realizada hoje (02/09), marcou a abertura oficial da primeira edição dos Jogos Escolares de Tonantins, um evento que promete mexer com sentimentos de quem participa. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Tonantins, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), e as escolas Estadual Madre Regina Protimann e São Francisco e outras secretarias municipais.

A abertura do evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Gentil Ramos, e contou com a presença do Prefeito Lázaro Martins “Curica”, secretários municipais, vereadores, diretores de escolas, professores, pais dos alunos, entre outros.

“Estamos felizes em ver essa juventude se dedicando aos esportes, principalmente porque a prática é sinal de saúde e bem-estar. Este evento propaga o esporte em nosso município, que além de retirar nossas crianças do risco de vulnerabilidade social, desenvolve todas as dimensões humanas, motora, cognitiva, afetiva e social”, declarou o prefeito Lázaro Martins “Curica”.

Em decorrência da “Semana da Pátria” e o aniversário do nosso Estado, foi promovido junto ao evento, um desfile pelas principais ruas da cidade, que começou na Praça São Pedro Apóstolo, e teve a participação dos estudantes/atletas, técnicos das equipes, dirigentes escolares e autoridades presentes.

No total, sete escolas participam das competições, sendo: 5 escolas municipais e 2 escolas estaduais, envolvendo as seguintes modalidades: Futsal masculino e feminino, Handebol masculino e feminino , Voleibol masculino e feminino e o Atletismo masculino e feminino.

O secretário de educação Edelson Penaforth Pinto, explicou que o objetivo dos jogos também é aumentar a participação de atividades esportivas em todas as instituições de ensino publico do município de Tonantins e desenvolver o intercambio sócio desportivo e cultural, entre os estudantes do ensino fundamental e ensino médio do município, estabelecendo uma integração entre o poder publico e a classe estudantil.

“A finalidade do evento é educar os adolescentes e jovens através da prática desportiva escolar na formação da sua cidadania, livre de discriminação, compreensão mutua fraternidade, cultura da paz. Construindo valores conceitos de socialização e vivenciando a comunhão com diferentes alunos e professores, funcionários e gestão municipal. Os jogos serão como parâmetros de avaliação de rendimentos escolar, a competição é realizada em âmbito municipal, nas faixas etárias 12 a 14 anos, 15 a 17 anos, 18 anos e adultos”, disse o secretário.

As atividades dos Jogos Escolares de Tonantins, seguem até o próximo sábado dia 7 de setembro.