Comando do 2º BPM reúne com representantes de mototaxistas de Itacoatiara

Foto: Divulgação/PMAM

O Comando do 2º BPM reuniu na manhã de terça-feira (20), com representantes dos mototaxistas de Itacoatiara para tratar de assuntos relevantes para a categoria como o cadastramentos dos profissionais condutores e a regularização das Associações  Mototaxistas na cidade de Itacoatiara, Região Metropolitana de Manaus.
A reunião contou com a direção do Major PM Castro Alves, Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar em Itacoatiara, do Vereador Richardson, de Servidores Técnicos do DETRAN-AM (Itacoatiara), Milena Lopes Téncica do SEBRAE e os 13 representantes das Associações.

Na ocasião, a senhora Milene Lopes, Chefe de Núcleo do SEBRAE (Itacoatiara), destacou as orientações que o SEBRAE está preparando para todas associações, apontando mecanismo que facilitam o financiamento junto à Agência de Fomento do Amazonas – AFEAM para adquirir motocicleta padrão, capacete,dentre os demais acessórios obrigatórios, além dos esclarecimentos para que, cada associado, possa usufruir dos benefícios sociais e dos caminhos para futura aposentadoria.

Já a senhora Consolata, funcionária do DETRAN-AM em Itacoatiara, destacou que o órgão está se programando para realizar cursos específicos para os mototaxistas, apontando os caminhos para que se regularizem afim de obter a Carteira Nacional de Habilitação, e documentação para a circulação das motocicletas como veículos condutores de passageiros.

O Vereador Richardson  destacou o trabalho que a Câmara de Vereadores está fazendo, inclusive, alinhada com o Prefeito Antônio Peixoto para dar a concessão municipal aos mototaxistas e assim todos poderem trabalhar devidamente regularizados.

A Polícia Militar, representada pelo Major PM Castro Alves, declarou que o trabalho de regularização não é fácil, porém com a união de todos os órgãos e mototaxistas tudo vai se resolver por completo. O major PM Castro Alves aproveitou a oportunidade para sugerir a todas as associações, orientação adequada para que, os mototaxistas, cumpriram as normas de trânsito e sejam exemplo para toda a população pois, com trabalho e responsabilidade poderão adquirir o respeito e o reconhecimento da sociedade itacoatiarense. 

Ao final, os documentos de regularização foram entregues, ficando o dia 6 de abril, o prazo para que todas as associações apresentem a relação de seus associados e a ficha individual com cópia dos documentos pessoais, de modo que os órgãos fiscalizadores identifiquem os mototaxistas efetivamente associados e os clandestinos na cidade.