Clientes da 123 Milhas podem ser ressarcidos em dinheiro, diz Senacon

Na sexta (18/8), empresa informou que consumidores que tiveram pacotes e aéreas passagens suspensos seriam compensados apenas por vouchers

Os clientes da 123 Milhas que tiveram pacotes e a emissão de passagens aéreas suspensos podem ter direito a ressarcimento em dinheiro e não apenas por meio de voucher, como prometeu a empresa. A informação foi dada no sábado (19/8) pelo secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous.

De acordo com Damous, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) vai notificar a 123 Milhas para prestar esclarecimentos sobre o cancelamento dos serviços. “Caso sejam identificadas irregularidades no ressarcimento aos consumidores, abriremos processo administrativo que poderá resultar em sanções à empresa”, disse o secretário.

Na noite de sexta-feira (18/8), ao divulgar a suspensão dos pacotes e passagens da linha promocional, a companhia informou que devolverá integralmente os valores pagos pelos clientes por meio de vouchers, acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, que serão usados apenas para o pagamento de passagens, hotéis e pacotes dentro da 123 Milhas.

Damous, contudo, afirmou que a empresa não pode oferecer somente a opção de voucher para os clientes lesados. “Eles têm o direito de optar pelo ressarcimento em dinheiro”, disse. De acordo com o responsável pela Senacon, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, os consumidores que se sentirem lesados podem encaminhar reclamações pelo site consumidor.gov.br.

O Procon-SP também informou que solicitará esclarecimentos sobre o episódio à 123 Milhas. O órgão de defesa do consumidor também forneceu orientações básicas sobre o que os clientes da empresa devem fazer.