Chitãozinho e Xororó precisam assumir que ‘Evidências’ não é deles

Os autores de Evidências, famosa na voz da dupla sertaneja, são o cantor José Augusto e o compositor Paulo Sérgio Valle.

Já passou da hora de os irmãos dizerem com todas as letras que Evidências não é uma música deles e que não foi composta por eles. É certo que a interpretação mais famosa da canção é a de Chitãozinho e Xororó, mas eles apenas a regravaram. Nem mesmo a primeira versão é da dupla sertaneja.

Os dois cantores já deram crédito no passado aos autores de Evidências, que são o cantor José Augusto e o compositor Paulo Sérgio Valle, mas isso aconteceu lá atrás. Hoje em dia, parece que os sertanejos querem mesmo é dar a entender que são os autores deste hit que é um fenômeno incrível há décadas.

A falta de reconhecimento de Chitãozinho e Xororó ficou clara por causa de Bruno Mars. O cantor americano fez dois shows recentemente em São Paulo e tocou Evidências, o que surpreendeu o público, que adorou. Depois da primeira vez que executou a canção, Chitãozinho e Xororó se manifestaram nas redes sociais. Xororó escreveu: “Agradecer pela linda homenagem que vocês fizeram, você [Bruno Mars] e sua banda. Quando ele começou a introdução da nossa música e o povo veio abaixo cantando daquela forma, a gente ficou emocionado”. Espera um pouco: “Nossa música”?? Como assim, Xororó?

Chitãozinho foi pelo mesmo caminho: “Queria agradecer você e seu tecladista, que executou brilhantemente nossa canção […]. Essa música é o nosso maior sucesso, muito obrigado”. De novo, “nossa música”.

Percebe como os irmãos não se deram ao trabalho de citar os autores? Não há uma única menção a José Augusto nem a Paulo Valle, e ainda fizeram questão de escrever “nossa música”. Os sertanejos pegaram a homenagem para si, como se fossem os donos de Evidências. Não são. A música, no fim das contas, já transcendeu a dupla e virou praticamente um hino brasileiro, e isso independe de Chitão e Xororó. Tanto é que já foi regravada por vários outros artistas, inclusive no exterior, onde tem versões em francês, espanhol, italiano etc.

Além disso, aposto o que você quiser que Bruno Mars nem sabe quem é a dupla sertaneja. O americano tocou Evidências pelo que a música representa para os brasileiros e não para uma suposta homenagem aos irmãos.

Talvez você nem saiba, mas a primeira gravação da música não é da dupla, mas sim de Leonardo Sullivan. Composta em 1989, Leonardo lançou Evidências num disco seu do mesmo ano. Se você ouvir sua versão, notará que já é bem próxima daquela feita pelos sertanejos. Quer dizer, Chitãozinho e Xororó nem se deram ao trabalho de fazer o arranjo que ficou conhecido no Brasil todo. Só seguiram o que já havia sido estabelecido. Aliás, eles cantam a faixa, que saiu em 1991 no disco Cowboy do Asfalto, de um jeito bem característico, com aquele tremido bizarro de garganta. A sorte deles é que a letra e a melodia são muito boas, e muita gente nem ligou para o canto esquisito de Xororó.

Esta ausência de citação dos autores acaba se espalhando por aí, e até a imprensa, como bem lembrou o jornalista André Barcinski no X (antigo Twitter), passa a informar erroneamente que Evidências é da dupla sertaneja. E aí saem coisas do tipo “Bruno Mars toca música de Chitãozinho e Xororó”, “…Evidências, de Chitãozinho e Xororó”. Saíram várias notas sobre Bruno Mars tocando a música e praticamente nenhuma menciona os dois autores. E isso é grave.

Resumindo, não custava nada os irmãos citarem José Augusto e Paulo Valle. É muito mais elegante e ético e não diminui em nada o mérito que a dupla tem de ter popularizado Evidências.