Cheia do rio Negro poderá ser uma das maiores dos últimos tempos

O Rio Negro está 39 cm acima da cota de emergência da capital e já superou em 6 cm a cota máxima prevista para este ano pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). | Foto: Divulgação

O rio Negro atingiu na segunda-feira (17), a cota de 29,39 metros em Manaus. A informação é do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que opera o Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do rio Amazonas, responsável pelo monitoramento e previsão de cheias e estiagens do rio Amazonas e afluentes. O rio Negro está 39 cm acima da cota de emergência da cidade de Manaus e já superou em seis cm a cota máxima prevista para este ano pela CPRM.

De acordo com o engenheiro da CPRM, Daniel Garcia de Oliveira, o rio Negro está apresentando cotas expressivamente altas para o atual período do ano. Ele relata que a expectativa era que o rio Negro começasse a baixar no início desta semana, mas 75 mm de chuvas foram registrados em menos de três dias próximo a foz do rio Negro, ocasionando a continuidade da elevação do rio por mais 5 cm no período. “É esperado que o rio Negro comece a descer nos próximos dias, isso devido ao rio Solimões que está próximo de estabilizar seu nível e entrar em processo de vazante, o que deve contribuir para que o rio Negro reduza também seu nível devido ao represamento natural que ocorre na confluência dos rios.”, informou.

Ele destacou ainda que, se o rio subir mais quatro centímetros, vai superar a sétima maior cheia registrada em Manaus em 117 anos de monitoramento hidrológico. Em 1989, o rio Negro em Manaus alcançou o nível de 29,42 metros. A maior cheia já registrada foi em 2012 quando rio chegou a 29,97 metros.