
MANAUS, AM — No coração do bairro Alvorada 1, em Manaus, uma pequena casa na rua Professora Léa Alencar (antiga rua 7), número 54, abriga um grande propósito. Ali funciona, provisoriamente, o Centro Espírita Casa de Barro, um espaço de acolhimento espiritual, estudo doutrinário e prática mediúnica, coordenado pelo médium Carlos Rodrigues.
A cada terça-feira, pontualmente às 19h, o grupo se reúne com um objetivo claro e elevado: caminhar com fé, como expressa o lema da casa. “Hoje somos poucos, mas onde houver um coração disposto a servir com amor, ali está o Cristo presente”, afirma Carlos. Segundo ele, a Casa de Barro nasceu do chamado silencioso de Jesus, e tem sido moldada, dia após dia, pela perseverança de seus colaboradores e pela fé dos assistidos.
Apesar de funcionar ainda em um espaço improvisado, a Casa já oferece importantes atividades espirituais, como o tratamento dos assistidos, o estudo e prática do Evangelho Segundo o Espiritismo e as reuniões mediúnicas. O projeto, no entanto, é ambicioso em sua simplicidade: conquistar uma sede própria que permita expandir as ações e atender a comunidade com mais estrutura e conforto.
“A Casa de Barro segue firme em sua missão de acolher, cuidar e amar. Estamos trabalhando com dedicação para, em breve, irmos para a nossa sede definitiva, um espaço simples, mas acolhedor, onde poderemos ampliar as atividades, aprofundar os estudos e acolher com mais conforto”, diz Carlos.
Ideal espiritual comum
Entre os que integram o grupo estão o advogado Leandro de Melo e a nutricionista Ivone Nunes, exemplos de como diferentes profissões e experiências de vida se unem em torno de um ideal espiritual comum. O grupo prepara ainda a implantação de um Curso de Passe e de um Grupo de Estudos Doutrinários, assim que a nova sede for inaugurada.
Para Carlos, cada passo rumo ao novo espaço é guiado pela união e pelo esforço coletivo. Citando Lao Tzu, ele lembra: “A jornada de mil milhas começa com um único passo”. E completa: “Já demos esse passo. Agora, que cada passo seu seja guiado pela clareza e pela virtude conforme os ensinamentos de Jesus e Allan Kardec”.
A Casa de Barro é, hoje, um ponto de luz em meio à cidade , onde a espiritualidade se expressa em forma de acolhimento, silêncio e mãos estendidas. Um lugar feito de barro, mas sustentado pela fé.
Se você busca paz, acolhimento ou respostas, talvez tenha chegado ao lugar certo. Porque, como dizem os trabalhadores da Casa: “Não estamos sozinhos, estamos com Jesus. E isso basta para começar. A Casa de Barro está aberta a todos no Alvorada I”.
Por Juscelino Taketomi