Centro de Cooperação da Cidade recebe 43 ocorrências causadas pela chuva desta quinta-feira

Em situações de chuvas intensas, O Centro de Cooperação da Cidade orienta que a população evite deslocamentos desnecessários, especialmente em regiões propensas a alagamentos.

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), mobilizou, nesta quinta-feira, 1º/2, seu Contact Center para integrar e centralizar respostas às ocorrências desencadeadas pela chuva, abrangendo áreas como trânsito, transporte e defesa civil. Ao todo, foram registradas 43 ocorrências nessas áreas.

O Contact Center do CCC é uma central que tem como objetivo o recebimento de ligações telefônicas e notificações, faz a distribuição, possibilitando o atendimento aos usuários, proporcionando, assim, uma resposta eficiente às emergências causadas pelo mau tempo.

Na avaliação do superintendente do Centro de Cooperação da Cidade de Manaus, Sandro Diz, a integração das pastas em situações de urgência é imprescindível para a resolução de determinados acontecimentos.

“Sobretudo em situações emergenciais como esta, provocada pela chuva, o Contact Center do CCC se mostra como uma ferramenta fundamental para otimizar os atendimentos e coordenar as ações necessárias. A integração dos serviços municipais começa por aqui e nos permite uma resposta mais rápida e eficiente às necessidades da população, garantindo assim o bem-estar dos manauaras”, afirmou o superintendente do órgão.

Confira os dados detalhados dos atendimentos e ocorrências registradas no Contact Center do CCC por cada secretaria responsável pelos serviços de Segurança, Defesa Civil, Trânsito e Transporte:

Defesa Civil

Durante esta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) registrou um total de 18 ocorrências, via Disque 199, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), envolvendo alagações, destelhamentos, desabamentos, deslizamentos e riscos de desabamento.

A maioria das ocorrências de alagação, seis no total, foi na zona Norte, uma na zona Leste e outra na zona Centro-oeste. Quanto aos deslizamentos, cinco aconteceram na zona Sul e um na zona Leste. Dois desabamentos foram na zona Norte, com destelhamento na zona Sul. A zona Norte concentrou oito das ocorrências.

Trânsito e Transporte

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana registrou um total de 25 ocorrências de trânsito, via Disque 0800 092 1118, incluindo acidentes com danos materiais, acidentes com vítimas lesionadas, circulação, estacionamento irregular e semáforos. No transporte, foram registradas três ocorrências via Disque 118, incluindo autuação por má conservação de ônibus e acidente entre ônibus e caminhão.

Orientações

Em situações de chuvas intensas, O Centro de Cooperação da Cidade orienta que a população evite deslocamentos desnecessários, especialmente em regiões propensas a alagamentos. Esteja atento aos boletins meteorológicos, garanta que sua casa esteja protegida contra infiltrações e mantenha um kit de emergência com itens essenciais; como água potável, alimentos não perecíveis, lanternas e medicamentos. Em caso de evacuação, siga as orientações das autoridades locais.

Além disso, esteja ciente dos pontos críticos na sua localidade, como áreas suscetíveis a deslizamentos e enchentes. Mantenha dispositivos eletrônicos carregados e tenha acesso a fontes de informação confiáveis, como rádio e canais de comunicação oficiais. Colabore com vizinhos e comunidade, oferecendo ajuda a quem possa precisar.