Celulares resgatados pelo RecuperaFone são devolvidos aos proprietários

O RecuperaFone foi lançado em setembro deste ano, com o objetivo de recuperar celulares roubados ou furtados.

MANAUS — Nesta quarta-feira, 30 de outubro, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou a entrega de 250 aparelhos celulares resgatados pelo programa RecuperaFone. O programa foi lançado em setembro deste ano com o objetivo de recuperar celulares roubados ou furtados e desencorajar a compra e o uso de aparelhos adquiridos ilegalmente ¹ ²[4).

A recuperação dos 500 aparelhos celulares nos últimos 40 dias é resultado do trabalho coordenado pelo novo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) com o apoio das Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM). Com isso, a SSP registrou queda de 21% deste tipo de crime em comparação ao mesmo período do ano passado.

Entrega dos Aparelhos

A entrega dos aparelhos ocorreu no podium da Arena da Amazônia, na avenida Constantino Nery, zona oeste de Manaus. Os cidadãos que tiveram o nome publicado no edital previamente divulgado compareceram ao local com documento pessoal para fazer a retirada do aparelho.

Reações dos Proprietários

A servidora pública Kailane da Silva, 25, teve seu celular furtado em 2022 e conseguiu recuperá-lo graças ao RecuperaFone. “Estou muito feliz e achei muito importante o projeto. Vale a pena fazer o boletim de ocorrência, mesmo que demore, a ocorrência sempre vem a seu favor.”

Sheila Regina, 34, operadora de televendas, também recuperou seu celular roubado há quatro meses. “Fiquei desesperada porque é um sentimento de perda muito grande. Quero agradecer a Deus e toda essa equipe que está voltada para esse trabalho.”

Queda de Ocorrências

O Centro Integrado de Estatística da SSP-AM constatou que os crimes de roubo praticados aos pedestres tiveram queda de 15% e o transporte de passageiros também apresentou redução, com apenas três casos em setembro, sendo que no mesmo mês em 2023 foram 14 ocorrências.

Notificações

O Núcleo realiza o envio de notificações em massa às pessoas identificadas por terem inserido suas informações pessoais em aparelhos com IMEIs com restrições de roubo ou furto. As pessoas que não compareceram à notificação foram comunicadas presencialmente pelas equipes do NIRC para comparecerem à unidade policial para prestarem esclarecimentos.