
MANAUS, AM — O Castramóvel da Prefeitura de Manaus está atendendo tutores que agendaram a esterilização de seus cães e gatos na última semana. A unidade móvel está localizada na feira Padre Rogério Ruvoletto, no bairro Santa Etelvina, zona Norte da cidade. Ao todo, 250 vagas foram oferecidas para o procedimento, que começou na segunda-feira (3/2) e segue até sexta-feira (7/2).
A ação é gerenciada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Moradores do bairro, como Marcilene Souza da Silva, que castrou seus dois cães, Eva e Nego, destacaram a importância do serviço para a comunidade, especialmente para aqueles que não têm condições de pagar pela castração. “Achei muito bom ter o castramóvel no bairro, porque a comunidade é carente, muitos não têm condições de castrar seus bichos”, afirmou Marcilene.
Outros tutores, como Auxiliadora Moraes Santos e Dalcivânia Reis dos Santos, também levaram seus animais para castrar, conscientes da importância de evitar a superpopulação e o abandono de animais. “Todo mundo devia ter a consciência de castrar seu animal, para mim, é uma preocupação que deve vir em primeiro lugar”, disse Auxiliadora.
O gerente do CCZ Manaus, veterinário Rodrigo Araújo, explicou que a castração é uma das estratégias da saúde municipal para combater a esporotricose, uma doença transmitida por felinos. Em 2024, o CCZ já esterilizou mais de 7.000 animais como parte dessa estratégia. Além da castração, o castramóvel também está oferecendo vacinação gratuita contra a raiva para cães e gatos.