Casal brasileiro recebe indenização após estupro coletivo na Índia

Além da agressão sexual, Fernanda e o marido foram roubados e espancados.

JHARKAND, ÍNDIA — Um casal brasileiro, Fernanda e Vicente, que mantém um canal virtual de viagens pelo mundo, foi vítima de um estupro coletivo na Índia. Eles relataram ter sido atacados por um grupo de sete homens enquanto acampavam perto de uma estação policial no distrito de Dumka. O ataque ocorreu na noite de sexta-feira, 1º de março.

Nesta segunda-feira (4), o casal recebeu uma indenização de um milhão de rúpias, o equivalente a cerca de R$ 60 mil, como compensação pelo ocorrido. A entrega da indenização aconteceu na casa de segurança do governo para onde os dois viajantes foram transferidos após o ataque. A polícia afirma ter identificado todos os envolvidos no crime e três suspeitos já foram detidos.

As vítimas brasileiras pretendem deixar a Índia ainda nesta terça-feira(5) e viajar para o Nepal, de onde seguirão para a Espanha. Em um vídeo publicado em seu canal de viagens, o casal agradeceu o apoio recebido e expressou confiança no trabalho da polícia. Eles também enfatizaram que o crime não deve ser associado à Índia, um país que oferece experiências incríveis para quem o visita.

A lei indiana estabelece penas severas para estupro, com um mínimo de 10 anos de prisão para um estupro simples e até prisão perpétua para estupro coletivo. No entanto, muitos casos de estupro não são denunciados devido ao estigma enfrentado pelas vítimas e à falta de confiança no sistema de justiça. Em 2022, a Índia registrou uma média de 90 estupros por dia, segundo dados do escritório nacional de registros criminais.