Carvão vegetal ilegal apreendido é doado à instituições filantrópicas de Manaus

A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA), por intermédio da equipe de investigação, sob a coordenação da Delegada Titular Carla Biaggi e da Delegada Adjunta Osmara Correa, deflagrou no nesta segunda-feira (22), a primeira fase da operação intitulada “Ouro Negro”, cujo objetivo principal é o combate ao crime ambiental relacionado ao depósito e comércio ilegal de carvão.

Durante a operação foi desvendado o local onde encontrava-se armazenada ilegalmente a quantidade de duas toneladas de carvão, sem licença do órgão público responsável, em um depósito localizado à Rua Jacuns (antiga Rua Juruá) nº 30, Loteamento Novo Aleixo, nesta cidade. O local foi isolado e preservado para a realização da perícia técnica e confecção do respectivo laudo.

O infrator Valdeir Cortez da Silva foi flagranteado pelo cometimento de crime ambiental, respondendo por um dos tipos penais da Seção II – Dos Crimes contra a Flora – art. 46, da Lei nº 9.605/98, cujo procedimento criminal será encaminhado à Vara do Meio Ambiente, e segundo consta nos arquivos desta especializada, o infrator já é reincidente na mesma prática criminosa.

As duas toneladas de carvão foram apreendidas e doadas mediante Termo de Doação, na forma da Lei, para as seguintes instituições filantrópicas: Casa da Criança (500 sacos de 1.5 kg), Lar das Marias (500 sacos de 1,5 kg), Fazenda da Esperança (130 sacos de 20 Kg) e Lar Batista Janell Doyle (20 sacos de 20 kg).