Carla Zambelli se muda para a Europa e pede licença de mandato

A deputada Carla Zambelli anunciou que deixou o Brasil e está na Europa, citando perseguição política após sua condenação no STF

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) anunciou que deixou o Brasil e está na Europa, onde pretende se estabelecer. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 3 de junho, e a parlamentar deve solicitar licença não remunerada de seu mandato na Câmara dos Deputados.

Motivações e Alegações da Deputada

Zambelli afirmou ter viajado inicialmente para buscar um tratamento médico que já realizava no exterior. No entanto, a decisão de fixar residência na Europa está ligada, segundo ela, a um quadro de “perseguição política” no Brasil. Com cidadania italiana, a deputada declarou que se sente “muito tranquila” em relação à sua permanência em solo europeu e que pretende denunciar “abusos do Judiciário brasileiro” a instituições internacionais.

A mudança ocorre cerca de duas semanas após Zambelli ser condenada em primeira instância pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invasão de sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com auxílio do hacker Walter Delgatti, e falsidade ideológica. A condenação, ainda passível de recurso, também inclui a perda do mandato parlamentar.

“Não é abandono, é resistência”, diz Zambelli

A deputada negou que sua saída do país seja uma fuga ou abandono de suas lutas. “Não é desistir do Brasil. Muito pelo contrário: é resistir”, declarou Zambelli, comparando sua situação à de outros políticos que também deixaram o país. Ela ressaltou que não há mandado de prisão contra ela e que a cassação de seu mandato ainda depende de análise da Câmara dos Deputados.

De acordo com Zambelli, ela continuará atuando de fora do país e pretende usar seus conhecimentos de espanhol e inglês para articular a “causa” que defende, buscando apoio internacional para suas denúncias.