Carga de carvão vegetal ilegal é apreendida na rodovia AM-010

Condutor não apresentou Documento de Origem Florestal (DOF). (Foto: Divulgação/PMAM)

Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) detiveram, na noite do domingo (23/01), um homem de idade não informada, por transporte de carga de carvão vegetal sem procedência, no Km 30 da rodovia AM-010.

Durante bloqueio, os militares abordaram o veículo tipo van, de placa NOV3420, que levava 83 sacas de carvão vegetal, o equivalente a sete metros de carvão (MDC). A carga foi avaliada em aproximadamente R$ 53 mil.

O indivíduo responsável pelo produto, porém, não apresentou o Documento de Origem Florestal (DOF), o que caracteriza crime ambiental. Diante do fato, a ocorrência foi conduzida ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Crime

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) informa à população que expor à venda, ter em depósito, transportar ou guardar madeira, lenha, carvão ou outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo tempo da viagem ou do armazenamento outorgada pela autoridade competente configura Crime Ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na lei.

Denúncias

A Polícia Militar orienta à população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de ações criminosas, por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.

*Com informações da assessoria