Caminhão deixa urnas eletrônicas pelo meio do caminho, na Compensa; veja

Moradores encontraram as urnas na rua após as mesmas terem caído de caminhão de transporte. © Reprodução

Quatro urnas eletrônicas de seção da 32ª Zona Eleitoral foram encontradas por moradores na rua 15 de Dezembro, na Compensa, zona Oeste de Manaus, neste domingo (7), após o encerramento da votação.

O episódio, no mínimo curioso, foi confirmado pela assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) nesta segunda-feira (8), após um vídeo circular com populares mostrando as urnas numa residência. Nas imagens é possível ver a seção número 725, que funcionou na Escola Municipal São Pedro.

Acidente

Segundo o TRE-AM, as urnas caíram acidentalmente de um caminhão-baú que fazia o transporte delas após a votação de ontem. A porta do veículo destravou e as quatro urnas caíram na via.

Os moradores retiveram os equipamentos e entraram em contato com a Justiça Eleitoral, mas antes de qualquer equipe ser enviada ao local, o próprio motorista percebeu a porta destravada e ao parar o veículo, recontou as urnas e viu que estavam faltando as quatro.

Ele refez o percurso e encontrou o material na Compensa. A chefe de cartório da zona eleitoral, Danielle Diniz Fiorio, segundo a assessoria, vai apurar possíveis danos às urnas e se falta algum material.

Dados recebidos

Ainda na explicação da Justiça Eleitoral, quando a urna é autorizada a ser retirada do local de votação, todos os dados já foram devidamente recebidos e totalizados pelo sistema.

Conforme a assessoria do TRE, não há nenhum risco de perda de informação na transferência de dados para o sistema. “Estamos com 100% dos votos totalizados”. A empresa contratada para fazer o transporte será acionada para responder pelo incidente e no caso de ter ocorrido dano ao equipamento.

(Com Portal do Marcos Santos)