MANAUS — A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), prendeu em flagrante um homem de 48 anos na sexta-feira (20/09), por tráfico de drogas. O suspeito foi detido enquanto conduzia um caminhão com mais de duas toneladas de entorpecentes, entre maconha e cocaína, avaliadas em R$ 40 milhões, no bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus.
Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (23/09), o delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), destacou o trabalho do DRCO, que resultou na retirada de uma quantidade significativa de drogas de circulação. “Esse é um grande golpe ao crime organizado, com a apreensão de drogas avaliadas em mais de R$ 40 milhões”, afirmou Albino.
A operação foi fruto de uma investigação que durou semanas. De acordo com o delegado Mário Paulo, diretor do DRCO, o caminhão, proveniente de São Paulo, chegou a Manaus sob a falsa justificativa de transportar uma carga lícita. No entanto, durante a abordagem na sexta-feira, por volta das 23h, em um posto de gasolina no bairro Armando Mendes, os policiais encontraram duas toneladas de maconha tipo skunk e 200 quilos de cocaína.
O motorista, que estava sozinho no momento da apreensão, foi autuado em flagrante e encaminhado ao DRCO junto com o caminhão e os entorpecentes. As investigações continuam para identificar o destino exato da droga, que, segundo suspeitas, poderia retornar à região sudeste.
Em 2024, o DRCO já apreendeu mais de 10 toneladas de drogas, superando em mais do que o dobro o total apreendido no ano anterior. As operações conjuntas com outras forças policiais do Amazonas totalizam 13,5 toneladas de entorpecentes retirados de circulação até o momento.