Brasileira recém-operada na Venezuela não consegue voltar ao AM

F.R. precisou fazer uma cirurgia de emergência na vesícula e agora está precisando de medicamentos. | Foto: Arquivo pessoal

O presidente venezuelano Nicolás Maduro ordenou, na noite dessa quinta-feira (21), o fechamento da fronteira com o Brasil, deixando diversos brasileiros presos na Venezuela, sem a possibilidade de retornar para seu país de origem. A brasileira e micro-empresária F. R., de 44 anos, denuncia a situação calamitosa pela qual está passando, mas diz que prefere ter seu nome e localização atual ocultados por medo de represálias do governo Maduro.

Ela chegou à Venezuela com um grupo de amigas na segunda semana de fevereiro e lá foi submetida a uma cirurgia emergencial de vesícula. Ela e o grupo estão hospedados em uma casa alugada e contam com a ajuda da hospitalidade do povo venezuelano, pois os remédios e a comida estão prestes a acabar.

Grupo de quatro amigas viajou para Venezuela e planejava retornar nesta sexta-feira (22). | Foto: Arquivo pessoal

Ela estima que mais de 30 brasileiros estão ilhados na cidade em que ela está, e que muitos resolveram arriscar vidas indo de carro até a cidade de Santa Elena de Uairén, que faz fronteira com o Estado de Roraima, mas estão sendo parados nas barreiras.

“As estradas estão congestionadas, deixamos o nosso carro em Santa Elena e pegamos um táxi para voltarmos para cá, não sabemos como podemos recuperá-lo”. Ela já tentou entrar em contato com o consulado brasileiro na Venezuela, mas o órgão está fechado e só irá abrir na próxima segunda-feira (25).

A micro-empresária é natural de Pernambuco e vive em Manaus há mais de vinte anos, onde é casada e mãe de um filho. Ela conta que está preocupada, principalmente, com o marido, que já possui idade avançada. “Até o momento ainda não recebemos nenhuma resposta do governo brasileiro, mas eu peço a Deus que essa situação seja resolvida logo e eu possa voltar para o meu país”.

Por EM TEMPO