Beneficiários do ‘Manauara 2’ recebem imóvel e apoio assistencial

Foto: Altemar Alcântara/Semcom

Os 500 beneficiários do residencial Cidadão Manauara 2, etapa A – programa habitacional da Prefeitura de Manaus – iniciaram, nesta semana, a fase de mudança para o conjunto, após terem realizado a assinatura de contrato e recebimento das chaves no final de junho.

Em razão das medidas de distanciamento social em vigor, por causa da pandemia da Covid-19, os beneficiários foram divididos em grupos e têm prazo de até 30 dias para realizar suas mudanças, entre os meses de julho e agosto, para reduzir a aglomeração e possível risco de contágio do vírus. Cada morador tem a data previamente definida.

“O prefeito Arthur Virgílio Neto participa da vida do manauara entregando um empreendimento de altíssima qualidade. Essa é a coroação de um trabalho que demostrou, dentre os oito anos de mandato, que ele é o prefeito da habitação”, destacou o diretor-presidente do Implurb, Claudio Guenka.

A ocupação dos apartamentos do Cidadão Manauara 2 foi recebida com muita alegria e gratidão pelos beneficiários. “Parece um sonho. Estou muito feliz com essa conquista da casa própria”, disse o autônomo Eldo Albuquerque, 34, que estava em aperto financeiro para pagar aluguel de imóvel no bairro Petrópolis, zona Sul. “Com essa pandemia, eu estava prestes a entregar o aluguel e ir morar na casa de algum parente. Chegou em ótima hora”, comemorou Eldo, que, com a ajuda das duas filhas e esposa, faz a mudança para o residencial.

A industriária Veridiana Santos, 39, também festeja a saída do aluguel para a casa própria. “Após anos morando alugado, mudar para a casa que vai ser minha realmente é um momento de muita alegria. Muito grata a Deus, primeiramente, e ao prefeito Arthur Neto por nos proporcionar isso”, mencionou ela, que faz os últimos ajustes no apartamento para mudar juntamente com a filha e a mãe.

Um dos contemplados também foi o mecânico Fernando Lima, 36, que não vê a hora de mudar-se com a família para o Cidadão Manauara 2. “Não tenho como expressar a emoção que estou sentindo neste momento. Morava alugado, no conjunto Castanheiras, no Zumbi, é um começo de uma nova vida, em novo lar”, ressaltou.

O trabalho tem coordenação da vice-presidência de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf), órgão ligado ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que montou uma agenda dividindo os 500 beneficiários em grupos. Das 500 famílias que receberam a casa própria, cem são de vítimas do incêndio ocorrido no bairro Educandos, em dezembro de 2018.

Os moradores têm apoio do Escritório de Atendimento Local (EAL) para garantir orientação e suporte, como acompanhamento no recebimento do imóvel e suporte assistencial, funcionando de 8h às 14h até sexta-feira. A partir do dia 13 de julho, o horário será de 13h às 17h, às terças e quintas-feiras.

Apoio social

O sonho da casa própria é acompanhado de um amplo plano de trabalho social, para que os futuros donos de seus apartamentos possam ter o melhor uso e maior benefício do empreendimento. “Dentro de um plano social, os beneficiários têm recebido e terão durante um bom tempo acompanhamento nesse novo morar, nesse novo lar. A preocupação do prefeito Arthur Neto não é só entregar os apartamentos, mas garantir todos os cuidados aos novos beneficiários”, afirmou a assessora técnica Lídia Furtado.

A assessoria técnica da Vpreshaf promove, junto aos beneficiários, uma série de palestras, reuniões e encontros com assuntos que vão desde seus direitos e deveres como usuários do sistema habitacional até informações sobre tarifas sociais; cadastros em programas sociais; organização comunitária e planejamento do orçamento familiar; racionalização de gastos com a nova moradia; capacitações para compor a gestão condominial, entre outros.

As capacitações são oferecidas gratuitamente e fazem parte do plano de trabalho social do programa da Prefeitura de Manaus. Também fazem parte do plano as ações operacionais, como vistoria aos imóveis, assinaturas de contratos com a Caixa Econômica Federal, levantamento socioeconômico das famílias e acompanhamento até a entrega das chaves e mudança para as futuras residências.

Os 500 futuros novos moradores da etapa A do residencial Cidadão Manauara 2 ainda receberão mais cursos e palestras de orientação até o fim do ano, enquanto realizam o processo de mudança. “Os beneficiários terão ainda que fazer assembleia para eleição do síndico e conselho fiscal e receberão informações sobre manutenção preventiva da moradia, dos equipamentos coletivos e sistema de água, esgoto, coleta seletiva e de aquecimento solar”, explicou a assessora técnica Lídia Furtado.

Eles também terão reuniões sobre segurança e prevenção de acidentes domésticos; acesso a tarifas sociais e para microcrédito produtivo e encontros sobre funcionamento dos espaços comuns, ressaltando normas de convivência e boas condutas, além de temas relacionados à higiene, saúde e doenças.

Em novembro, terão acesso ainda a cursos de informática, idiomas, maquiagem, artesanato e de agente de portaria, e em dezembro, participam de mutirões com temas focados em políticas públicas de educação, desenvolvimento urbano, assistência social, cultura, esporte, meio ambiente e outros. Em paralelo, serão realizadas atividades lúdicas e serviços de saúde e assistência social.

Programa de habitação

Mais de 28 mil famílias manauaras já foram beneficiadas nos últimos anos pelos projetos habitacionais da Prefeitura de Manaus, coordenados pela Vpreshaf. As famílias são integrantes do processo de seleção pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”. Ainda seguem em obra pelo município, outros 500 apartamentos populares do Cidadão Manauara 2, etapa B.

Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, os moradores dessas unidades estão isentos do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Da mesma forma, também foram isentos de taxas e impostos de algumas instituições cooperadas, para que consigam recursos junto à Caixa Econômica, para construir mais habitações.