Belarmino Lins pede construção e pavimentação de aeroportos no interior do AM

Deputado Belarmino Lins (PP)

Moções de Apelos aprovadas pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), foram dirigidas pelo deputado estadual Belarmino Lins (PP) ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), ao Comando da Aeronáutica em Brasília e à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) pedindo providências em favor da construção de aeroportos nos municípios de Santo Antônio do Içá, Maraã, Tonantins e Jutaí, no Solimões. Ele também reivindica a pavimentação da pista de pouso do aeroporto de Fonte Boa, sua terra natal.

Nas moções, encaminhadas ao ministro Maurício Quintela, ao Comando da Aeronáutica em Brasília, à ANAC e ao titular da SEINFRA, Oswaldo Said, Belarmino descreve a lamentável situação de vários aeroportos interioranos, operando sem as mínimas condições de segurança, incluindo pistas de barro batido, à base de piçarra, pondo em riscos constantes as aeronaves e seus passageiros.

De 38 aeroportos, explica o parlamentar, somente 11 funcionam adequadamente, e as prefeituras interioranas não possuem recursos financeiros para arcar, sozinhas, com os custos referentes à manutenção técnica dos aeródromos. “Um dos municípios mais prejudicados por essa realidade de descalabro e abandono é, sem dúvida Fonte Boa, minha terra natal, situado na Calha do Alto Solimões, com uma população estimada pelo IBGE em mais de 20 mil habitantes e sofrendo uma pista de pouso deprimente, feita de barro, sem qualquer segurança”, destaca.

Outros municípios, como Santo Antônio do Içá, Maraã, Jutaí e Tonantins, vivem situação bem pior que Fonte Boa, garante Belarmino, precisando de aeroportos para se conectarem com a capital, Manaus  e desfrutarem de serviços importantes para o bem-estar de suas populações. “Os prefeitos Gilberto Ferreira, Abraão Lasmar, Magno Moraes, Pedro Macário e Lázaro de Souza Martins, bem como vereadores que presidem Câmaras Municipais, como Rodolfo Ferreira de Magalhães, Marcilon Castro Moraes, Jozinaldo Ferreira Cândido e Neiverlice de Souza Oliveira, enviaram documentos ao meu gabinete clamando por providências que acho justas em favor da construção de aeroportos e pavimentação de pistas de pouso, fiz os encaminhamentos aos órgãos competentes e agora vamos torcer pelos bons resultados”, diz o deputado.