Belarmino Lins diz que eventos culturais melhoram a economia do interior do Estado

Deputado Belarmino Lins (PP)

Da tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Belarmino Lins (PP) disse que as festividades ocorridas, no último fim de semana, nos municípios de Novo Aripuanã, Lábrea e Tabatinga, representam investimentos que estimulam a atividade turística e a cultura no interior do Estado. A Festa das Onças, de Tabatinga, inclusive, teve a presença do governador do Estado Wilson Lima (PSC).

Na sexta-feira (30/08), ao lado do seu irmão, deputado federal Átila Lins (PP), Belarmino prestigiou a Festa das Lendas, evento que, anualmente, atrai grande número de pessoas ao município. Realizada no Parque Cultural local, a festa, segundo Belarmino, “enaltece a cultura local e movimenta intensamente a economia municipal, gerando emprego e renda”, afirmou o parlamentar, destacando a competência do prefeito Jocione Souza na organização do evento.

Além da Festa das Lendas, Belarmino também inspecionou diversas obras em curso em Novo Aripuanã, tais como uma creche com capacidade para 300 crianças, uma escola de oito salas que está sendo construída com recursos do Fundeb e uma policlínica que, a exemplo da creche, está sendo tocada com recursos próprios do município. “Aproveitamos também para registrar a liberação de recursos que serão aplicados na construção do Centro de Convivência do Idoso, com recursos consignados pelo deputado Átila Lins, e para destacar as obras de conclusão do processo de revitalização de todo o sistema viário municipal”, enfatizou o líder do PP na Aleam.

Belarmino Lins também se fez presente na Festa do Sol de Lábrea, no Vale do Rio Madeira, a qual, graças a projeto de lei de sua autoria, tornou-se patrimônio cultural, de natureza imaterial, do Estado do Amazonas. Trata-se de outro evento com impacto positivo na economia interiorana, atraindo turistas, inclusive, do Estado de Rondônia em cada ano. Os deputados Adjuto Afonso (PDT) e Álvaro Campelo (PP) participaram do evento que mobilizou mais de 45 mil pessoas e, em apartes, elogiaram as ações de Belarmino no município. Em resposta aos elogios, Belão ressaltou a performance administrativa do prefeito Gean Barros, detentor de boa popularidade em razão do trabalho que realiza em Lábrea. “O excelente trabalho de Gean merece reconhecimento e é por isso que anunciamos para breve a inauguração da primeira Vila Olímpica interiorana, a vila de Lábrea, graças a recursos oriundos de emenda parlamentar de Átila Lins”.

Em Tabatinga, no Alto Solimões, Belarmino Lins igualmente prestigiou a Festa das Onças, considerado o maior evento folclórico da região. “A Festa das Onças, muito bem organizada pelo prefeito Saul Bermeguy, atrai um incalculável público de turistas para Tabatinga. Como a Festa das Lendas, de Novo Aripuanã, e a Festa do Sol, de Lábrea, a Festa das Onças é um evento muito forte e com uma impressionante capacidade de atração de turistas, sendo que, neste ano de 2019, a Festa contou com a presença do governador Wilson Lima, um acontecimento ímpar para a população tabatinguense”, disse o deputado.

Em apartes, os deputados Dr. Gomes (PSC) e Joana Darc (PL) distinguiram as festividades e enalteceram as ações de Belarmino no interior. “Tudo o que gera emprego e renda é digno de ser reconhecido”, asseverou Joana, no que foi seguida por Dr Gomes, que disparou: “As festas prestigiada pelo colega Belarmino são coroadas pelo trabalho exemplar dos prefeitos locais, bem assistidos pelo Governo do Estado”, disse Gomes, que fechou seu parte apontando Belarmino como “o deputado mais presente no interior, é o campeão de emendas parlamentares em favor do interior”.