Batalhão Ambiental apreende motosserras usadas na extração irregular de madeira

Utilizar motosserra em floresta e nas demais formas de vegetação sem licença é crime ambiental.

Duas motosserras usadas para extração irregular de madeira foram apreendidas pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), na segunda-feira (19/02), durante ação de patrulhamento do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), no ramal do Laguinho, quilômetro 31, da AM-070.

Os policiais militares do BPAmb flagraram dois homens com várias toras de madeira e praticando uma derrubada de árvores, o que caracteriza crime ambiental. A equipe policial chegou até a dupla após ouvir o barulho das ferramentas dentro da área de mata.

Ao serem abordados, os homens informaram que não possuíam o Documento de Origem Florestal (DOF) e que não tinham licença para extrair a madeira. A dupla foi encaminhada para a 31ª Delegacia Interativa de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

Crime ambiental

O Batalhão de Policiamento Ambiental da PMAM orienta que utilizar motosserra em floresta e nas demais formas de vegetação sem licença é crime ambiental, assim como desmatar sem autorização do órgão competente, conforme Lei 9.605/98.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.