Audiência pública vai discutir aumento nos casos de suicídio no AM

O evento contará com as presenças de professores, pais de alunos, movimentos sociais e profissionais da saúde mental

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizará nesta segunda-feira, 17, uma audiência pública para colher fatos concretos sobre suicídios, às 14h, no auditório da unidade da DPE da Rua 24 de Maio, 321, Centro, onde devem estar presentes professores, pais de alunos, movimentos sociais e profissionais da saúde mental.

A realização da audiência foi o principal encaminhamento resultante da segunda reunião para a criação de um comitê intersetorial de prevenção e combate ao suicídio no estado, ocorrida no último dia 03.

O objetivo da audiência pública será colher relatos sobre casos concretos que possam instruir os trabalhos da defensoria pública e a constituição do comitê.

Para o defensor público Arlindo Gonçalves, responsável pela Defensoria Pública especializada na promoção e defesa dos direitos relacionados à saúde, a audiência vai propiciar uma orientação melhor sobre como deverá ser a atuação do comitê.

O defensor público informou ainda que a Defensoria também fará requisições de informações para obter os indicadores de suicídio junto às secretarias de saúde, educação, municipal e estadual, e de segurança pública.

“O objetivo do comitê será propor políticas públicas de prevenção e combate ao suicídio, fomentar pesquisas a respeito do problema, desenvolver ações e apoiar movimentos sociais nesse sentido”, esclarece o defensor Arlindo Gonçalves.